Matéria / Educacao

Professores listam dez dicas de filmes para estudar pois podem cair no Enem

Alguns podem ser boas fontes para aprender ou lembrar fatos históricos e assuntos importantes de geografia e atualidades.

14/10/2015 | Edivan Araujo
/

Na reta final para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o tempo é curto para aprender novos conteúdos e o mais indicado nessas últimas semanas, dizem os professores, é se dedicar às revisões e aos simulados. Mas você já pensou em estudar assistindo a filmes? Alguns podem ser boas fontes para aprender ou lembrar fatos históricos e assuntos importantes de geografia e atualidades. Além disso, pode ser uma boa ferramenta para estudar possíveis temas para a redação.

1 Entre os muros da escola

O professor Ademar Celedônio, diretor de ensino e de tecnologia educacional do Sistema Ari de Sá, indica o filme "Entre os muros da escola" para entender melhor temas como imigração. "O filme retrata uma sala de aula de uma escola francesa de periferia, ocupada por alunos de diversas nacionalidades: africanos, latino-americanos, asiáticos e franceses. Na trama, o professor de língua francesa tenta ensinar a matéria, além de disciplinar e educar seus alunos, apesar das diferenças culturais e do xenofobismo", explica.

2 Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá

Para o professor Greckson Ulisses, que dá aulas de geografia na Escola Dínamis, o documentário é importante porque trata do capitalismo global, dos efeitos do consumo e da desigualdade social. Segundo o professor, o filme pode ser lido a partir de três pensamentos: "o primeiro, seria o mundo que nos é mostrado, o fabuloso; o segundo, seria o mundo em que realmente vivemos; e o terceiro, um mundo como ele pode ser. Por meio dessas perspectivas, o geógrafo (que, em 1994, ganhou o Prêmio Vautrim Lud, estimado como o 'Nobel da geografia') Milton Santos nos faz pensar, desenvolver ideias e refletir sobre o tema", diz.

3 13 dias que abalaram o mundo

O professor de história Francisco Moreira Junior, da Escola Dínamis, diz que a Guerra Fria é um tema recorrente nas provas do Enem e, por se tratar de "um conjunto de acontecimentos que alterou profundamente os rumos da história" merece mesmo destaque. "Nesse filme é abordado de maneira clara e ampla o episódio conhecido como 'Crise dos Mísseis', quando o governo soviético instalou mísseis em Cuba capazes de carregar ogivas nucleares. Como os EUA já haviam instalado ogivas nucleares na Turquia, apontadas para a URSS, o mundo ficou à beira de uma guerra de características nucleares", diz.

4 Trabalho Interno

"O documentário conta a história da crise econômica de 2008, que resultou na perda de casas e empregos para milhões de pessoas. O filme, dividido em cinco partes, retrata a realidade da globalização atual e demonstra as mudanças no ambiente político e nas práticas bancárias para combater a crise financeira", indica Ademar Celedônio, diretor de ensino e de tecnologia educacional do Sistema Ari de Sá.

5 Notícias de uma guerra particular

O professor de geografia Greckson Ulisses indica o filme "Notícias de uma guerra particular" para entender melhor a violência urbana. "Ao longo do documentário, conhecemos o dia a dia dos três lados mais diretamente envolvidos (e prejudicados) por essa 'guerra particular': o policial, o traficante e o morador da favela. Os lados fortemente armados do conflito fazem afirmações chocantes, porém já conhecidas: os traficantes que aprendem a matar desde criança acham tudo normal e os policiais que matam sentem a sensação de 'dever cumprido'. Já os moradores, presos no meio do fogo cruzado, ficam divididos e acabam sendo prejudicados de todas as formas possíveis, já que a ameaça é constante e vem tanto dos criminosos como do Estado", afirma o docente da Escola Dínamis.

6 Getúlio

O filme brasileiro "Getúlio" pode ser interessante para entender os debates políticos da época do presidente brasileiro que morreu em 1954, segundo professor de história Francisco Moreira Junior. "A obra destaca os ataques sofridos por Vargas por meio da imprensa, as hostilidades entre ele e Carlos Lacerda (líder da UDN, União Democrática Nacional), o apoio dos trabalhadores ao 'pai dos pobres', entre outras características. Tudo isso tendo como pano de fundo a crise desencadeada pelo atentado da rua Tonelero, que acaba com o suicídio do próprio presidente", afirma o professor da Escola Dínamis.

7 Uma verdade inconveniente

O professor Ademar Celedônio, do Sistema Ari de Sá, indica o filme "Uma verdade inconveniente" para discutir meio ambiente. "No documentário, o ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise sobre o aquecimento global, retratando os mitos e as verdades que englobam o tema. Além disso, ele também fala sobre possíveis soluções para evitar que o planeta sofra uma catástrofe climática nas próximas décadas", diz.

8 Lincoln

O professor Francisco Moreira Junior indica "Lincoln", porque o filme retrata a Guerra de Secessão, colocando em pauta as divergências de interesses entre os Estados sulistas e nortistas, escravistas e não escravistas, respectivamente. "O debate mais importante do filme gira em torno da 13ª emenda, que viria proibir a escravatura em território norte-americano. Embora fale pouco nas questões econômicas que levaram o sul e o próprio Lincoln a defenderem o projeto antiescravista, o filme revisita uma parte fundamental da história dos EUA", diz o professor de história da Escola Dínamis.

9 Cortina de fumaça

"Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta: a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias. Ela precisa ser repensada, uma vez que muitas de suas consequências diretas, como a violência e a corrupção, atingiram níveis inaceitáveis", afirma o professor de geografia Greckson Ulisses.

10 Promessas de um novo mundo

Documentário israelense, "Promessas de um novo mundo" retrata a realidade do conflito entre Israel e Palestina a partir do olhar de sete crianças. "Além de apresentar o evento político, a trama dá voz a estas crianças que, apesar de morarem a pouco distância umas das outras, habitam mundos completamente diferentes", professor Ademar Celedônio, do Sistema Ari de Sá.

Fonte: Com informações do UOL

Facebook