Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) voltaram às aulas na terça-feira (20) após mais de dois meses de greve dos professores da instituição. Devido os dias de paralisação, os alunos da universidade ficarão com as férias comprometidas e ao invés de descanso irão estudar nos meses que normalmente seriam de folga.
De acordo com o reitor da instituição, Arimateia Dantas Lopes, o calendário com as novas datas já foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, e Extensão da Universidade (Cepex). Conforme o novo calendário definido, o período 2015.2 só será concluído em março de 2016.
“Ficou definido que o período 2015.2 será concluído no dia 10 de março de 2016. Teremos um intervalo e no dia 11 de abril iniciamos as aulas do período 2016.1, que terá seu final no dia 6 de agosto de 2016 e o período 2016.2 terá início no dia 8 de setembro”, explicou.
No Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), as aulas também voltaram na terça-feira (21). Apenas no campus de Oeiras as aulas devem voltar nesta quinta-feira (22). Foram 132 dias de greve, mas até agora o novo calendário acadêmico ainda não foi definido. O IFPI possui 20 campi em todo o Piauí e cada um aderiu à greve em momentos diferentes.
De acordo com Robson Alves, diretor de ensino do IFPI, a construção do novo calendário ainda está sendo discutido. Segundo ele, em alguns campi o primeiro período de 2015 será concluído somente em dezembro.
Fonte:G1 Piauí