Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) visitaram os municípios de Acauã, Bocaina, Santo Antônio de Lisboa, Picos e Oeiras para conhecer experiências similares às que serão implantadas pelo programa Água para Todos no Piauí. No grupo estavam coordenadores, assessores, técnicos das sete superintendências regionais do órgão.
O Água para Todos, lançado este ano pela presidente Dilma Roussef, pretende instalar ainda este ano 343 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção no Nordeste. No Piauí, serão beneficiadas 34 mil famílias, cerca de 160 mil pessoas.
Em Acauã, a equipe conheceu duas pequenas barragens de acumulação que já vem sendo utilizada pela população. Além disso, visitou uma cisterna de produção com 52 mil litros e uma barragem subterrânea que atende a uma família que cultiva beterraba, cenoura, batata, milho e feijão. O reservatório também fornece água para consumo doméstico, retirada de um poço raso escavado junto à barragem.
Em Picos, os técnicos visitaram um sistema de abastecimento de água implantado pela Codevasf, composto por poço tubular profundo, chafariz e 39 ligações domiciliares. Como parte da programação, esteve ainda nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), conhecendo plantios, indústrias de processamento de caju e cajuína no município de Santo Antônio de Lisboa. Em Bocaina, conheceram o projeto de piscicultura com 500 tanques-rede, administrado pela Cooperativa dos Aquicultores da Microrregião de Picos.
Já no município de Oeiras, a equipe da Codevasf conheceu os kits de irrigação familiar, mais uma experiência que vem dando certo no Piauí. Com possibilidade de irrigar a partir de 500m² de área, o kit possibilita ao pequeno agricultor uma fonte de renda garantida em seu quintal. No município, são cerca de 200 kits implantados.
Fonte: riachaonet