Matéria / Geral

Wellington vai decretar emergência em 12 lagoas no Piauí

As outras sete lagoas estão espalhadas em municípios e são usadas para o abastecimento humano e dos animais.

27/11/2015 | Edivan Araujo
/

O governador Wellington Dias (PT) vai decretar situação de emergência em 12 lagoas do Piauí que secaram, após cinco anos de estiagem, incluindo os cinco principais reservatórios do Piauí - Lagoa de Parnaguá, no município de Parnaguá; Lagoa do Portinho, em Parnaíba; Lagoa de Nazaré, no município de Nazaré do Piauí; Lagoa do São Francisco, em São Francisco do Piauí; e Lagoa do Fidalgo, em São Miguel do Fidalgo. As outras sete lagoas estão espalhadas em municípios e são usadas para o abastecimento humano e dos animais.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Ziza Carvalho, afirmou que o inverno está completamente irregular desde 2010 e todos os reservatórios estão secos e as todas as lagoas naturais do Piauí secaram, independente de causa entrópica (grandeza física usada no estudo da termodinâmica) ou por causa da intervenção humana.

Segundo Ziza, secaram a completamente as Lagoas de Parnaguá, do Portinho, de Nazaré, do São Francisco e do Fidalgo. “É uma realidade catastrófica para os nossos reservatórios. Em primeiro lugar, vamos torcer para que volte a retomada a regularidade das chuvas”, falou. Ele declarou que a média das chuvas é de 1,2 mil milímetros anuais e hoje está na cada de 800 milímetros anuais.

O governador Wellington Dias solicitou que Ziza Carvalho elaborasse projetos de recuperação das bacias hidrográficas água e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos está trabalhando de forma emergencial na Lagoa de Parnaguá.

“Foram dois técnicos da Secretaria de Meio Ambiente para ver o problema, se juntaram com o secretário de Meio Ambiente de Parnaguá e com técnicos da Prefeitura de Parnaguá, percorreram todo o rio Paraim, que é o principal tributário da Lagoa de Parnaguá. Foram localizados os locais onde estão obstruídos, os locais que estão desmatados nas margens por causa da atividade pecuária de Parnaguá e Corrente”, afirmou.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente entregou ao governador Wellington Dias um orçamento para desassorear e recuperar e toda a calha de 20 quilômetros do rio Paraim até a Lagoa de Parnaguá. Dias autorizou a obra e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente está concluindo o processo licitatório.

A situação de emergência dará mais agilidade na contratação das obras de recuperação das lagoas, das bacias hidrográficas e das áreas ribeirinhas. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis faz um levantamento da situação de todos os reservatórios do Piauí.

Fonte:Meio Norte

Facebook