Matéria / Esportes

Vasco é rebaixado para 'segundona' e SP ganha e vai para a Libertadores

Confira o que de melhor aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro

06/12/2015 | Edivan Araujo
/

SÃO PAULO VAI À LIBERTADORES
O São Paulo conseguiu seu objetivo de terminar na quarta colocação do Campeonato Brasileiro no último jogo da temporada, mas a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, neste domingo, no Serra Dourada, passou longe de ser emocionante. Em uma partida amarrada, lenta e com pouquíssimas chances criadas, a equipe paulista só conseguiu balançar as redes nos acréscimos do segundo tempo, com um golaço de Rogério, e confirmou o rebaixamento dos goianos à segunda divisão.

O resultado deixou os tricolores com 62 pontos, dois a mais que o quinto colocado Internacional. Desta forma, o clube do Morumbi está classificado à fase preliminar da Libertadores. Já o Goiás, com 38 pontos, seria rebaixado mesmo se vencesse o jogo, já que a combinação de resultados de que o time precisava não aconteceu – o Figueirense venceu o Fluminense e escapou.

O técnico Milton Cruz surpreendeu ao deixar Alexandre Pato, artilheiro do time na temporada e fazendo seu último jogo pelo clube, no banco de reservas, escalando apenas Alan Kardec à frente. Já Luís Fabiano e Rogério Ceni, lesionados, despediram-se do São Paulo assistindo ao jogo das tribunas do estádio, ao lado de outros jogadores não relacionados.

VASCO EMPATA E É REBAIXADO
Sob chuva e em um péssimo gramado no Couto Pereira, o Vasco lutou, mas acabou empatando em 0 a 0 com o Coritiba e termina o Brasileirão rebaixado para a Série B, pela terceira vez em sua história.

Ainda que tivesse vencido, o clube carioca não teria conseguido escapar da degola: o Figueirense, rival na luta para fugir do fundo da tabela, acabou derrotando o Fluminense por 1 a 0 em Santa Catarina.

Com o resultado, o Vasco termina a competição de forma melancólica, na 18ª colocação, com 41 pontos. O Coritiba, que também fez campanha irregular, encerra sua participação na 15ª posição, com 44.

SPORT VENCE A PONTE
O dia era de despedidas na Ponte Preta, já que Adrianinho e Borges mudarão de cores em 2016. Mas a torcida da Macaca teve de ver Diego Souza e o Sport comandarem a festa no Moisés Lucarelli. Com um gol solitário do meia, o time pernambucano venceu por 1 a 0 e fincou bandeira no "G-6" do Campeonato Brasileiro.

A Ponte bem que tentou abrir o placar. Só no primeiro tempo foram duas grandes chances perdidas, ambas com Leandrinho, jovem promessas de 17 anos. O Sport, por sua vez, se segurava na defesa.

Na etapa complementar, a Ponte chegou a marcar, aos 11 minutos, com Tiago Alves, mas o lance foi vetado por impedimento. Quem marcou legalmente foi o Sport, logo na sua primeira chance clara de gol na partida. Durval, da defesa, achou Diego Souza com um belo lançamento. O camisa 87 "matou" a bola com estilo, avançou entre os defensores ponte-pretanos e tocou sem chances para João Carlos: 1 a 0.

A Ponte ainda correu atrás do prejuízo, mas, sem forças, não levou muito perigo ao gol de Danilo.

Com a vitória, o Sport fechou o Brasileirão na sexta colocação, com 59 pontos. Já a Ponte ficou com 51 pontos e desceu um andar na tabela, de 10º para 11º.

ATLÉTICO-MG TERMINA EM 2º
O time alvinegro ganhou da Chapecoense por 3 a 0 e garantiu assim o vice-campeonato brasileiro. Além disso, o ataque voltou a ser produtivo e fecha o ano com 100 gols marcados em partidas oficiais (65 na Série A, 25 no Mineiro, oito na Libertadores e dois na Copa do Brasil).

Sob os olhares do novo técnico, Diego Aguirre, o Galo fez uma exibição convincente diante da equipe catarinense, que não corria mais risco de queda para a segunda divisão nacional e teve neste ano uma surpreendente quartas de final da Copa Sul-Americana.

CORINTHIANS EMPATA COM AVAÍ
Um gol de Vagner Love, aos 34min do segundo tempo, mudou tudo em Itaquera.

Neste domingo, com o empate por 1 a 1 na Arena Corinthians, os campeões brasileiros alcançaram 81 pontos, a melhor marca da competição por pontos corridos, com 20 clubes. Love, de quebra, rebaixou o Avaí, que até então vencia em São Paulo graças a um gol do volante Claudinei.

A partida na Arena teve mais de 43 mil torcedores, homenagem para o treinador Tite e um Corinthians interessado em vencer mesmo sem Jadson e Renato Augusto, mas nove titulares. Mas foi graças à entrada de Danilo, no segundo tempo, que o ataque corintiano funcionou e permitiu o recorde, último objetivo corintiano em 2016.

PALMEIRAS VENCE O FLAMENGO
O Palmeiras celebrou o tricampeonato da Copa do Brasil e encerrou a temporada com vitória neste domingo. O Alviverde venceu por 2 a 1 e impôs um fim de ano melancólico ao Flamengo. Os times fizeram um jogo ruim, mas o atacante Dudu e o zagueiro Vitor Hugo garantiram o triunfo da equipe paulista no segundo tempo - Pará fez para os cariocas.

O Rubro-negro encerra a temporada com 49 pontos e o 12º lugar na tabela. O time ainda foi eliminado pelo Vasco no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Já o Alviverde terminou o Brasileirão na 9ª posição, com 53 pontos.

FIGUEIRENSE VENCE FLU E ESCAPA
O Figueirense recebeu o Fluminense, neste domingo (6), pela última rodada do Brasileirão 2015, de calculadora na mão. Precisava vencer no Orlando Scarpelli e torcer contra o Avaí para escapar do rebaixamento e mandar o rival para a degola. Equação que deu certo!

O Figueira fez a lição de casa, ganhou por 1 a 0 com gol de Marcão e viu o rival empatar com o Corinthians fora de casa. Assim, o Avaí foi rebaixado para a segunda divisão do futebol nacional.

Com a vitória por 1 a 0, o Figueirense foi a 43 pontos, um a mais que o rival catarinense. Neste domingo, o Figueira foi melhor durante a maior parte do jogo, ouviu gritos de "entrega" da torcida do Fluminense e voltou a ganhar do tricolor carioca após nove anos de jejum.

SANTOS VENCE ATLÉTICO-PR
O Santos entrou em campo neste domingo pela primeira vez após a derrota na final da Copa do Brasil e sem chance de alcançar o G-4 do Campeonato Brasileiro. Se não comemorou o título e nem conseguiu se classificar para a Libertadores de 2016, o time ao menos encerrou a temporada com uma goleada ao bater o Atlético-PR, na Vila Belmiro, por 5 a 1.

Escalado sem seis jogadores considerados titulares, o Santos saiu atrás. O zagueiro Cleberson abriu o placar para o Atlético-PR aos 12 minutos. Mas as atuações inspiradas de Gabriel e Geuvânio comandaram a virada ainda no primeiro tempo e a transformaram em goleada no segundo.

A partida na Vila Belmiro marca o reencontro do time com a vitória no Brasileiro após quatro partidas, nas quais perdeu duas vezes e empatou outras duas. Por outro lado, o Atlético-PR estava invicto havia seis rodadas.

GRÊMIO DERROTA JOINVILLE
O Grêmio fez sua parte, mas não levou o vice-campeonato. Neste domingo (06), o Tricolor fechou a temporada com vitória por 2 a 0 diante do Joinville, em Santa Catarina. Mas não conseguiu o vice-campeonato porque o Atlético-MG venceu a Chapecoense.

Com isso, o time comandado por Roger Machado fechou o Brasileirão com 68 pontos. Um a menos que o Galo, que foi a 69.

A vitória gremista se consolidou logo no começo da partida com gol de Marcelo Oliveira, e no segundo tempo de Bobô. As más condições do gramado por conta da chuva prejudicaram a criação de jogadas das duas equipes e o jogo foi fraco tecnicamente. Até porque o Joinville já estava rebaixado e o Grêmio classificado antecipadamente para a próxima Libertadores.

INTER DERROTA O CRUZEIRO
O Internacional fez sua parte na última rodada do Brasileirão, mas não foi suficiente. Mesmo ganhando do Cruzeiro, na despedida de Mano Menezes, o time gaúcho terminou fora do G-4. Fora da Copa Libertadores de 2016. Vitinho outra vez foi decisivo, marcou os dois gols e garantiu o triunfo. O placar de Goiás e São Paulo, porém, impediu a festa dos colorados.

Com a vitória em Goiânia, o São Paulo foi aos 62 pontos. O Inter terminou com 60. Mas durante quase toda a tarde, o saldo de gols (cinco contra um) pesou contra e o time gaúcho. Ou seja, em nenhum momento da rodada o time de Argel Fucks esteve dentro do G-4.

Se a vaga na Copa Libertadores de 2016 não veio, a posição final na tabela rendeu um consolo. A quinta colocação assegura vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil. Ou seja, o Inter terá o primeiro semestre exclusivo para disputa do estadual e da Liga Sul-Minas-Rio.

tabela.png

Fonte: Com informações do UOL

Facebook