Encerrou nesta terça(15) o prazo que o MEC determinou para receber as sugestões de cidadãos, escolas e instituições interessados em colaborar com a Base Nacional Comum Curricular, contribuindo assim com os objetivos de aprendizagem da educação básica.
A Base Comum Curricular tem como objetivo deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm direito de ter acesso e se apropriar durante a trajetória na Educação Básica, ano a ano desde a educação infantil ao Ensino Médio.
A Secretaria Municipal de Educação realizou uma série de encontros para discutir sobre a Base Comum. A última reunião aconteceu na Escola Municipal Padre Madeira, no dia 07 de dezembro, e contou com a participação de vários municípios que fazem parte da Região Vale do Guaribas.
Para a diretora pedagógica da cidade de Francisco Macedo, Niedja Carvalho Mendonça, a adesão das escolas à Base Comum pode mudar os rumos da Educação em nosso país.
“São as diretrizes que norteiam e orientam os conteúdos programáticos a serem trabalhados em salas de aulas nas devidas áreas de ensino. Esta havendo uma chamada pública, a nível nacional que dá oportunidade de cada professor, de cada cidadão brasileiro se envolver na organização desses conteúdos que serão trabalhados em sala de aula em um futuro próximo”. Lembrou a Diretora.
De acordo com Elisete Rocha, Secretaria de Educação do município de Sussuapara, a partir da Base Comum é possível trabalhar a realidade da educação de cada município.
“A partir da Base Comum é que se pode trabalhar a realidade de cada município, de cada região, e para se trabalhar essa parte diversificada tem que ter uma base. Nós temos ate o dia 15 pra fechar essa contribuição dentro do portal”. Frisou a secretária.
Rosilene Monteiro, Secretária de Educação de Picos destacou que a Base servirá como um norte para os professores, um guia para as aulas. Ela irá, ainda, reorganizar todo o sistema educacional. Materiais didáticos, formação de professores, avaliações terão a Base como referência.