Matéria / Geral

Saúde de Picos reúne forças contra o mosquito Aedes Aegypti

O objetivo foi alertar sobre a gravidade do momento, sobretudo no que diz respeito ao número de casos de microcefalia

29/01/2016 | Edivan Araujo
/

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu nesta quinta-feira (28/01), às 16h, na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, secretários municipais, corpo de bombeiros, 4º Batalhão da policia militar, agentes comunitários de saúde e endemias, técnicos da FUNASA, Forças Armadas, UESPI e representantes da sociedade civil organizada, como Igrejas católicas e evangélicas e lojas maçônicas.  

O objetivo foi alertar sobre a gravidade do momento, sobretudo no que diz respeito ao número de casos de microcefalia, que até o dia 23 de janeiro, foi notificado um total de 4.180 casos de microcefalia no Brasil. Deste total, 91 no Piauí e 1 caso registrado no município de Picos provavelmente relacionado ao zika vírus. Além de compartilhar novos dados relacionados ao mosquito Aedes Aegypti o encontro teve como intuito também pedir o engajamento de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e a Síndrome de Guillain-Barré.

O Secretário de Saúde, José Venâncio, abriu a reunião agradecendo a presença e convocou a todos para construírem uma ação conjunta para, assim, ampliarem a abrangência de combate ao mosquito. “Com a parceria de todos os órgãos aqui representados e a imprensa que tem um papel fundamental nesse combate, nós estaremos intensificando as ações de combate ao mosquito, essa é uma ação não só dos órgãos governamentais, da sociedade civil como toda, somada a ação de cada cidadão e cada cidadã deste município independentemente da idade que cada um”, disse.  

“A gente espera conseguir mobilizar um numero maior de pessoas dentro do município para sensibilizar e despertar que o problema ele existe e é nosso e a gente vai ter que tomar de conta e combater, nós já colocamos em prática a partir das visitas dos agentes de saúde e o próximo passo é justamente adotar medidas mais drásticas, como por exemplo, atitudes em relação aos terrenos baldios, imóveis fechados, caixas d´água descobertas, a gente vai está chamando a população para nos ajudar nessa luta”, ressaltou a coordenadora de vigilância epidemiológica, Karielly Alencar.  

 

A Vigilância epidemiológica apresentou o novo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde e os números de coletas e visitas dos Agentes Comunitários de Saúde e endemias.  Também informou os procedimentos que estão sendo feitos em relação às gestantes picoenses e O acompanhamento de bebês que estão com suspeita de microcefalia. Presente também estava a assessora técnica da saúde, enfermeira Conceição Portela, que enfatizou a responsabilidade de todos no combate à Dengue, Zika Vírus e a febre Chikungunya.


Ascom SMS

Facebook