Matéria / Geral

Microcefalia: 103 casos confirmados pela Secretaria de Saúde do Estado

Boletim confirma ainda a notificação de 92 casos de dengue somente neste mês de janeiro

03/02/2016 | Edivan Araujo
/

As notificações de bebês com microcefalia correlacionados ao Zika vírus no Piauí chegam a 103 casos no Piauí, sendo que 10 casos foram descartados para microcefalia relacionados à infecção. Esse boletim é referente aos dados consolidados até o dia 1º de fevereiro.

Um novo boletim da Secretaria de Saúde do Piauí confirma a notificação de 103 casos de bebês com microcefalia no estado. O boletim com os casos ligados a infecção pelo Zika vírus foi fechado ontem, dia 1º de fevereiro. A Secretaria informa que, em 10 dos casos, a relação com a infecção foi descartada.

A nota da Sesapi informa que os casos foram registrados em 40 municípios. Dos seis óbitos notificados, um caso foi confirmado e cinco ainda são investigados pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde-Microcefalia, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Com relação aos casos descartados, isso acontece porque eles não se enquadravam dentro dos critérios de vigilância dos casos. Mas, os dez bebês continuarão sendo acompanhados, seguindo a investigação básica e a estimulação precoce”, informa Miriane Araújo, gerente de Atenção à Saúde.

Dengue

Somente no mês de janeiro, o número de registros da doença no Piauí chegou a 92, sendo detectada em 26 municípios. A Sesapi informa que as outras 198 cidades do Piauí deixaram de alimentar o sistema de dados do Estado ou não apresentam registro

Teresina foi a cidade com maior incidência de registro da doença, contabilizando 24 casos. Seguem na lista os municípios de Picos (15), Parnaíba (10), Guaribas (5), Simplício Mendes e Oeiras (4), Esperantina e Altos (3) e Alvorada do Gurguéia (2), os demais municípios apresentaram uma notificação cada.

Focos do mosquito

Pelo menos em 22.433 imóveis foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue. Até o dia 19 de janeiro, mais de 573 mil imóveis foram visitados, em 219 municípios.

Com o apoio das Forças Armadas, que desde o dia 13 de fevereiro atuam na mobilização contra o mosquito, os municípios de Bom Jesus, Campo Maior, Canto do Buriti, Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri e Teresina terão agora um reforço nestas ações.

Emergência internacional

A disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia tornaram-se uma emergência de saúde pública internacional, declarou nesta segunda-feira (1º) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa em Genebra, depois da primeira reunião do Comitê de Emergência sobre zika vírus da OMS.

O Ministério da Saúde considera de fundamental importância a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de Emergência de Saúde Pública de importância internacional (ESPII) por vírus Zika e sua possível associação com a microcefalia e síndromes neurológicas, ocorrida nesta segunda-feira (1º). A decisão foi recomendada pelo Comitê de Emergência da OMS à presidente da organização, Margaret Chan, com base nas informações técnicas de entendimento do vírus Zika repassada pelo Brasil, França, Estados Unidos e El Salvador.

A emergência de saúde pública de importância internacional é um evento extraordinário que exige uma resposta coordenada. Este reconhecimento internacional deve facilitar a busca de parcerias em todo o mundo, reunindo esforços de governos e especialistas para enfrentar a situação.

*Com informações da Sesapi

Facebook