Matéria / Geral

Governo vai recorrer para manter OS administando hospitais

Para Merlong Solano, o desempenho do hospital de Picos melhorou desde que passou a ser gerido pela OS, no segundo semestre do ano passado.

12/02/2016 | Edivan Araujo
/

O Governo do Estado vai recorrer às ultimas instâncias do judiciário para garantir que as organizações sociais (OSs) possam administrar alguns serviços públicos, como o Hospital Regional Justino Luz, principal unidade de saúde de Picos, no Sul do Estado. O local é gerido pela OS Instituto de Gestão e Humanização.

Para o secretário de Governo Merlong Solano, o desempenho do hospital de Picos já melhorou desde que passou a ser gerido pela OS, no segundo semestre do ano passado. “Prefeitos, vereadores da região têm me falado que o atendimento melhorou bastante. Assim que tivermos os indicadores, vamos divulgar”, informa o secretário, que próximos dias ao Hospital Justino Luz para ver in loco como está a administração e o atendimento à população.

No início de outubro de 2015, uma decisão da Justiça suspendeu a administração da OS alegando que a mesma configura fraude nas relações de trabalho, pois o Estado pretende contratar por meio de terceiros novos trabalhadores para desempenhar atividades próprias da administração pública.

No entanto, logo depois, o Governo do Estado conseguiu uma liminar cancelando a decisão anterior e hoje a OS continua gerindo o Justino Luz, classificado como de média complexidade e atende cerca de 500 mil pessoas de 59 municípios da região de Picos.

Merlong lembra que o Piauí está ganhando com a mudança, inclusive financeiramente. “O Hospital tinha um custo de R$ 3,4 milhões por mês e agora tem custo de R$ 3,1 milhões, que só será repassado à OS caso a mesma cumpra todas as metas do Governo, como melhorar os indicadores exigidos no contrato.


Fonte:Jornal O DIA

Facebook