Matéria / Geral

Tribunal de Justiça do Piauí deve anunciar hoje se concurso público será anulado

O relatório da Polícia Civil foi encaminhado a Fundação Getúlio Vargas que irá dar um parecer sobre o concurso.

30/03/2016 | Edivan Araujo
/

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Raimundo Eufrásio, convocou, para estar quarta-feira (30), uma coletiva para divulgar novas informações sobre o concurso público da Casa, realizado em dezembro de 2015, após conclusão do inquérito que apurou a tentativa de fraude nas provas. Eufrásio deverá informar se o concurso será ou não anulado.

A Polícia Civil do Piauí concluiu que 21 pessoas foram indiciadas e 12 chegaram a ser presas; as 12 pessoas teriam envolvimento direto e participação determinante nas ações criminosas.Na época da divulgação do inquérito, o delegado geral Riedel Batista, em entrevista ao Jornal do Piauí no dia 23 de março deste ano, declarou que a anulação do concurso cabe à presidência do TJ-PI. Os candidatos que tiveram a participação comprovada na fraude serão eliminados. 

O relatório da Polícia Civil foi encaminhado a Fundação Getúlio Vargas que irá dar um parecer sobre o concurso.

De acordo com o delegado Carlos César Camelo, do Grupo de Repressão do Crime Organizado (Greco), que já havia informado ao Cidadeverde.com, os valores cobrados pelos criminosos para fornecer o gabarito aos candidatos eram superiores a R$ 70 mil.


O concurso

Cerca de 42 mil candidatos se inscreveram no concurso e aproximadamente 38 mil compareceram para fazer as provas. O certame disponibilizou 80 vagas para o grupo funcional de Analista Judiciário, de Nível Superior. 

No dia 10 de março de 2016, foi deflagrada a Operação Véritas, que cumpriu mais de 100 mandados de busca e apreensão e conduziu mais de 70 pessoas, suspeitas de envolvimento na fraude. 

Um abaixo-assinado foi realizado por pelo menos 1.700 candidatos que prestaram o concurso. O documento foi protocolado junto à Presidência do TJ-PI.

Fonte:Carlienne Carpaso e Maria Romero/Cidadeverde

Facebook