A greve dos professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi encerrada ontem (23). A categoria decidiu, em Assembleia Geral, pela suspensão do movimento grevista e deve retornar, nesta sexta-feira (24), às salas de aula. Ao todo, foram 66 dias de greve. Os professores aguardam a divulgação do novo calendário da Uespi sobre o ano letivo 2016.
Segundo a diretora financeira da Associação dos Docentes da Uespi, a professora Janete Brito, a suspensão ocorreu após a comunicação oficial da ilegalidade da greve pelo Tribunal de Justiça.
“A gente suspendeu a greve e aguarda o restabelecer novo diálogo com o Governo do Estado porque boa parte da nossa pauta não foi atendida. Nós entendemos que, por conta da ilegalidade, tivemos que suspender a grave. Mas, nós esperamos que, com o retorno das atividades, o governo possa continuar dialogando sobre o nosso reajuste salarial e o pagamento do retroativo de direitos, como a promoção”, disse.
A diretora também comentou que a categoria suspendeu o movimento sem acordo de reajuste salarial e o pagamento total dos retroativos, promoções, professores e mudança de nível. Ela disse ainda que o último aumento salarial ocorreu em 2013.
A suspensão da greve ficará mantida até o final deste período.
Fonte:Cidade Verde