Matéria / Educacao

Seduc realiza videoconferência sobre Censo Escolar

De acordo com Ellen Gera, diretor da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, mais de 80 polos estiveram conectados durante a transmissão.

14/07/2016 | Edivan Araujo
/

Por Joely Rocha

Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram no Canal Educação nesta quinta-feira (14), participando de uma videoconferência com Gerentes Regionais de Educação e diretores e coordenadores escolares. A reunião foi para informar e motivar a rede sobre a importância do censo, que afeta toda a rede de ensino estadual.

De acordo com Ellen Gera, diretor da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, mais de 80 polos estiveram conectados durante a transmissão. "A participação de todos nós é de extrema importância para que esse trabalho seja executado com sucesso. Nesta reunião prestamos informações e esclarecimentos quanto às atividades complementares que precisam ser informadas no censo", explica.

As informações que serão enviadas para o censo são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"É preciso muito cuidado em todos os dados que são transmitidos. Após o preenchimento por parte dos diretores e responsáveis, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência dos dados coletados. Queremos chamar a atenção destes gestores que estão nas escolas, já que o financiamento da educação do Estado do Piauí passa por esse processo e, por isso, estamos em plena atividade para alimentar esse banco de dados", afirma o Superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira.

A pedido da Secretária de Educação Rejane Dias, o superintendente pediu o compromisso de todos os envolvidos para que o Piauí consiga vencer esse grande desafio, já que diz respeito ao financiamento de 2017. "Se não tivermos compromisso, teremos redução de recursos, automaticamente, em janeiro do próximo ano e teremos que debater novamente o salário da categoria, por isso, é necessária atenção e cumprimento das responsabilidades de cada um", informa Carlos Alberto.

Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos dos ensinos fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.

Fonte:Ascom/Seduc

Facebook