Matéria / Educacao

1ª Semana dos direitos da Criança e do Adolescente acontece nas escolas da rede estadual

Durante duas semanas, os alunos aprenderam por meio de pesquisas sobre a lenda do pássaro Tsuru, que representa a paz, o desejo de saúde, felicidade e a boa sorte.

10/08/2016 | Edivan Araujo
/

As escolas do estado estão promovendo a "Semana dos Direitos da Criança e do Adolescente", que tem o objetivo de reduzir o número de atos infracionais no interior das unidades melhorando o nível de tolerância e convivência entre os alunos por meio da adoção de uma Cultura de Paz.

Durante duas semanas, os alunos aprenderam por meio de pesquisas sobre a lenda do pássaro Tsuru, que representa a paz, o desejo de saúde, felicidade e a boa sorte. Desde então, os alunos tem confeccionados origamis do pássaro para serem usados na culminância, que será realizada na sexta-feira (12).

Na ocasião, as escolas farão visita a outras unidades e irão fazer apresentações relativas ao tema, que vão varia conforme projeto dos professores e alunos. Após a visita, é feita uma troca de Tsurus entre as escolas para representar a paz entre as instituições de ensino.

Além da culminância, na quinta-feira (11) as escolas devem realizar palestras direcionadas aos pais e alunos, nas quais será explicado sobre os seus direitos. "Cada escola tem o livre arbítrio de escolher o palestrante, mas pensando naquelas que não conseguirem contar com a presença dos promotores, fizemos um vídeo com a promotora de Justiça Flávia Gomes", conta a técnica-pedagógica da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Marília Aragão.

O projeto "Queremos Paz" teve inicio após a verificação dos altos índices de indisciplina e atos infracionais praticados por crianças e adolescentes em âmbito escolar. Desde então, o projeto faz orientação sobre as diferenças entre o ato disciplinar e ato infracional, buscando também reforçar os direitos das crianças e adolescentes. 

Fonte: ASCOM

Facebook