É 3,5 vezes maior o porcentual de estudantes sem o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que deixam o primeiro ano da graduação nas instituições privadas. O ‘Mapa do Ensino Superior no Brasil’ divulgado nesta segunda-feira, realizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), mostra que em 2014, 25,9% dos alunos não beneficiados pelo financiamento abandonaram algum curso no ensino particular, enquanto a evasão daqueles que tinham o Fies foi de 7,4%.
O Fies é um programa do governo federal que oferece ao estudante a oportunidade para o aluno financiar a mensalidade, ou parte dela, com juros de 6,5%.
Matrículas
O sindicato projeta uma redução de 11% entre 2014 e 2016 no número de matrículas na rede privada para cursos presenciais. Segundo o último dado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram realizadas 4,7 milhões de matrículas em 2014. Conforme estimativas do sindicato, o total de matrículas caiu para 4,31 milhões no ano passado e ficará em 4,17 milhões em 2016.
(Por Veja/Abril)
Fonte: Com informações da Veja