Por Michele Noronha
Considerando essencial para o êxito das ações da ferramenta de gestão Jovem de Futuro nas escolas públicas de Ensino Médio, teve início nesta quinta-feira (08) a formação do Grupo de Estudo com a nova equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que vai integrar a ferramenta. O evento tem o objetivo de apresentar o Jovem de Futuro e sua metodologia de trabalho no âmbito das atividades e competências do ensino médio da Seduc.
A programação do encontro está sendo ministrado pela equipe do Instituto Unibanco. Na oportunidade os participantes da formação relataram sua expectativa. ?O Jovem de Futuro vem provar que existe um espaço transformador em cada escola pública e que qualquer uma que deseje melhorar seus resultados e dispor dos instrumentos técnicos e financeiros adequados, é capaz de dar uma grande virada?, destacou Alcina Sotero, gerente do Ensino Médio.
A gerente acrescentou ainda que o programa dará a oportunidade de realizar um melhor planejamento e fazer melhores avaliações nas escolas. "Vamos avaliar o que está dando certo ou não e, assim, melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio. Somos privilegiados em participar desse encontro e poder melhorar a qualidade da educação das nossas escolas, que é o que buscamos sempre?, disse Alcina.
No encontro, os novos profissionais que irão integram o Jovem de Futuro na Seduc estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca da metodologia, conceito, objetivos e os instrumentos que orientam as ações do JF. As atividades estão sendo apresentadas por meio de dinâmicas e palestras.
O agente de Governaça do Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco, afirma que a ferramenta de gestão tem por finalidade contribuir para a qualidade do Ensino Médio por meio do aprimoramento da gestão escolar. ?Os novos profissionais envolvidos terão como principais atribuições: o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das ações que serão desenvolvidas na unidade de escolar. Até 2017, todas as escolas de Ensino Médio estaduais vão aderir ao Jovem de Futuro. Neste primeiro momento, 137 escolas de todo o Estado participam das atividades?, afirma o agente.
O JF ajuda os gestores a construírem um processo de mudança, por meio da gestão. ?Acreditamos no potencial de transformação da gestão escolar. A escola precisa se tornar um indicador de futuro para a construção de esperança e dar aos jovens mais segurança e perspectivas. O aprimoramento da gestão escolar vai ampliar os resultados da aprendizagem?, destaca Eduardo Castelo Branco.
As atividades do Grupo de Estudo seguem nesta sexta (09), segunda-feira (12) e terça-feira (13).
Fonte:Ascom