Eleito em 27 de agosto deste ano, o poeta popular e repentista Francisco Reis Santos, o Barrazul, assumiu na noite da última quarta-feira, 12 de outubro, a cadeira número 5 da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), que tem como patrono João de Moura Santos e antes era ocupada por José Aécio Bezerra de Lima (Dico Leão).
A solenidade de posse ocorreu às 20 horas no auditório “Desembargador Edvaldo Pereira de Moura”, da Alerp, e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do novo imortal, além de amantes das artes.
Antes da posse aconteceram algumas apresentações culturais, dentre as quais do Coral Harmonia Celeste, formado por jovens evangélicos, e declamação de uma poesia de Vilebaldo Rocha. A acadêmica Graça Moura foi quem fez a apresentação do novo imortal da Alerp.
Perfil
Francisco Reis Santos, o Barrazul, nasceu no dia 6 de janeiro de 1945 na localidade Angico Branco, município de Picos. Começou a cantar desde muito jovem e tornou-se um dos mais conhecidos repentistas do estado do Piauí.
Desde 1980 que apresenta um programa na Rádio Difusora de Picos e dentre as suas obras tem publicado o livro Lorotas de um Cantador..
POR: José Maria Barros
Jornal de Picos