O Piauí atingiu a meta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação ao ensino médio nas escolas públicas da rede estadual, referente ao ano de 2015. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em setembro deste ano, o Estado alcançou a média de 3,2, índice estimado pelo Ministério da Educação (MEC) para aquele ano. (Rejane Dias e Wellington Dias participaram da inauguração da Unidade Escolar Maria Modestina Bezerra (Crédito: Gabriel Paulino).
Além do Piauí, apenas 3 estados alcançaram a meta no ensino médio nas escolas públicas: Pernambuco, Amazonas e Goiás. Fruto do trabalho de professores e alunos, esses números comprovam a importância dos investimentos na área da educação, seja na reparação estrutural, de retomada dos repasses de custeio e implementação de projetos que têm como foco a melhoria dos índices educacionais.
Com mais de 90 escolas reformadas na atual gestão e outras 10 construídas, a Secretaria estadual de Educação do Piauí (Seduc) vem investindo forte em infraestrutura, o que é essencial para a melhoria da educação.
Na última segunda-feira (17), a Unidade Escolar Maria Modestina Bezerra, localizada no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina foi entregue aos seus 642 alunos totalmente reformada. Agora, eles irão usufruir de uma infraestrutura moderna, com novos materiais e segurança.
"Nós entendemos que a infraestrutura é fundamental para o desempenho dos nossos alunos, então temos procurado incansavelmente, na medida do possível, trabalhar para que as escolas tenham uma estrutura adequada tanto para os nossos professores, quanto para os alunos. Até o final do ano vamos entregar mais 30 obras, como as escolas profissionalizantes em Esperantina e em Teresina", afirma a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.
100 escolas serão reformadas até 2018
De acordo com Alex Fabiano Alves, diretor de engenharia da Seduc, além da construção, outras 21 escolas foram ampliadas. “Nossa meta é reformar mais de 100 escolas até o final de 2018”, acrescenta o diretor.
Dentro das ações de infraestrutura também estão incluídas a construção de 19 quadras poliesportivas. Até o final da gestão, 40 quadras poliesportivas serão entregues às escolas por todo o Estado.
“A importância da melhoria da rede física da Seduc é ofertar melhores condições de conforto para os profissionais da educação, assim como especialmente para os beneficiários diretos destes serviços: os alunos da rede pública estadual. Este fato corrobora para a melhoria de todos os indicadores relacionados à educação”, completa Alex Fabiano Alves.
Internet como ferramenta de ensino
A internet é uma importante ferramenta de ensino, que pode facilitar o aprendizado nas escolas, além de ampliar as opções de estudo por meio da pesquisa. Apostando nisso, o iSeduc Banda Larga está incluído no Plano de Modernização da Educação do Piauí. O programa vai conectar todas as escolas da rede pública estadual à internet por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público.
(Crédito: Gabriel Paulino)
Com o Projeto iSeduc banda Larga nas Escolas a secretaria pretende melhorar o canal de comunicação e troca de informações/experiências através de vídeo conferências entre alunos e professores objetivando assim a aproximação e relacionamento interpessoal com as demais unidades educacionais. Esse projeto utiliza a tecnologia denominado de Mpls (Banda Larga), que consegue ampliar e melhorar a qualidade do sinal sofrendo a variação conforme a localidade da sua instalação.
"Nossa prioridade e grande compromisso é melhorar a qualidade do ensino que ofertamos e sabemos que isso passa pela infraestrutura das nossas escolas, por isso, estamos aumentando a velocidade de navegação de todas as escolas do Estado. A partir da parceria com a OI vamos proporcionar internet de alta velocidade nas 660 escolas que compõem a rede estadual de educação até julho de 2017", declarou a secretária Rejane Dias.
390 escolas conectadas até o final do ano
Jorge Tajra, gerente de Tecnologia da Informação da Seduc, explica que atualmente as escolas possuem internet com velocidade de 2MB, anteriormente obtida através do Governo Federal pelo Banda Larga MEC, porém após verificar a necessidade de melhoria nessa internet foi desenvolvido e colocado em prática esse novo projeto, que tem uma abrangência maior e um custo inferior para manter as escolas conectadas.
(Crédito: Gabriel Paulino)
“Com o iSeduc Banda Larga, a secretaria pretende aumentar a velocidade de navegação de todas as escolas do Estado em até 10MB, garantindo o pleno funcionamento dos laboratórios, da parte administrativa de cada escola e das Gerências Regionais de Educação (GREs)”, destaca o gerente.
Hoje, o iSeduc Banda Larga está instalado em 205 escolas. Até dezembro, ele será implantado em 390 unidades de ensino. Em alguns municípios do Piauí, como Morro Cabeça no Tempo, este será o único ponto de internet em toda a cidade, beneficiando também a comunidade escolar.
Fonte:Meio Norte