O Governo do Estado decretou situação de emergência em quatro barragens do Piauí. Segundo informações, elas estariam com a estrutura comprometida e correm o risco de romper caso recebam um volume de água muito grande. A Procuradoria Geral do Estado está avaliando como deverão ser conduzidos os trâmites burocráticos para a realização dos reparos, estimados em R$ 2,3 milhões.
Entre as barragens em estado de emergência estão a de Joana em Pedro II e a de Cajazeiras em Pio IX, que são de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). Para o coordenador do Dnocs, José Carvalho, o levantamento técnico está todo pronto para fazer as intervenções necessárias para garantir tanto a segurança da barragem como da população próximas a estes locais.
Na segunda-feira passada, a Comissão de Gestão de Acompanhamento e Manutenção de Barragens, do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, apresentou ao governador Wilson Martins os projetos de reparos emergenciais nas barragens de Poços, em Itaueira, Algodões II, em Curimatá, e de São Vicente, em São Miguel do Tapuio.
Assista ao vídeo!
Portal da Clube
Reportagem: Catarina Costa
Imagem web