Em entrevista à TV Cidade Verde, a coordenadora do Pré-Enem da secretaria estadual de Educação, Hildalene Pinheiro, respondeu às principais dúvidas dos candidatos que farão a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Responderão à segunda chamada do Enem, os candidatos que foram afetados pelas ocupações estudantis contra a PEC-55 em pontos de aplicação da prova e os que foram prejudicados pela falta de energia elétrica.
De acordo com Hildalene, somente um caso de falta de energia elétrica foi registrado em Teresina durante a aplicação do Enem. O prédio da Uninovafapi ficou horas sem fornecimento elétrico e os alunos que se sentiram prejudicados conseguiram o direito de fazer uma nova prova.
“Os alunos que devem responder essa segunda chamada são os que não fizeram a prova por causa da ocupação ou por falta de energia elétrica. Em Teresina foi registrado na Uninovafapi que ficou de 15h às 17h sem energia. Esses alunos fizeram uma requisição, pedindo uma chance de fazer novamente a prova. Vale lembrar que, se o candidato considerou que teve um bom desempenho na prova, ele não é obrigado a participar da segunda chamada e a nota da primeira prova seguirá valendo”, esclarece Hildalene.
A coordenadora esclareceu, ainda, que o candidato contemplado com a nova oportunidade de fazer a prova será acionado diretamente pelo Inep, através de contato por email e sms enviado ao celular do estudante. “Quem não recebeu provavelmente não estava se enquadrando nos critérios”, explica Hildalene Pinheiro.
A segunda aplicação das provas do Enem serão nos dias 3 e 4 de dezembro. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a nova chamada do exame custou aos cofres públicos R$ 10 milhões.
Fonte: Cidade Verde