Matéria / Cidades

Câmara de Vereadores de Bocaina aprovam as três primeiras PLs do Prefeito Dr. Erivelton Sá Barros

Os Projetos de lei foram aprovados em seção extraordinária realizada na manhã deste domingo 15.

16/01/2017 | Edivan Araujo
/

A Câmara de Vereadores de Bocaina aprovou sem dificuldades neste domingo (15) em seção extraordinária os 3 primeiros projetos de lei enviados aquela casa pelo Prefeito Dr. Erivelton Sá Barros.

 A Secretária Municipal de Educação Dra. Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros estava presente na seção e acompanhou todos os trâmites legais.

A primeira é o Projeto de Lei Municipal nº 001, de 02 de janeiro de 2017, que dispõe sobre a Organização da Estrutura Administrativa do Poder Executivo do município de Bocaina, Estado do Piauí, revoga as Leis nº 385/2008, 450/2015 e altera a Lei nº 384/2008, dá outras providências, tratando-se da administração pública direta e suas secretarias, como composição, sede e outros interesses que lhe couber.

A segunda é o Projeto De Lei Municipal nº 003, de 03 de janeiro de 2017, que institui os novos moldes da contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) prevista no art. 149-a, da Constituição Federal e dá outras providências, falando sobre o aumento contribuição para 15%, visando a necessidade melhorar a iluminação pública da cidade, trazendo uma melhor qualidade de vida e segurança para os cidadãos

E o terceiro é o Projeto De Lei Municipal nº 002, de 03 de janeiro de 2017, que dispõe sobre o pagamento de débitos ou obrigações do Município de Bocaina, Estado do Piauí, nos termos do art. 100, § 3º e 4º da Constituição Federal decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado, consideradas requisições de Pequeno Valor, e dá outras providências, o RPV refere-se ao município quando este tem que pagar rescisões de servidores e estes sendo de baixo valor já seria pago imediatamente, mas, quando tratar-se de precatórios ou valores muito altos, teria que entrar dentro do orçamento do município e esperando a viabilidade para efetuar o pagamento.

A Vereadora Maria dos Remédios do PP fez o pedido de vistas na Lei que tratava sobre a administração pública e suas secretarias, mas, que devido ao tempo não lhe foi concedida, esta entendeu a situação e pediu apenas que fosse lavrada em ata, a sua requisição.

Os demais vereadores não se opuseram e por tanto a primeira lei foi aprovada por 6 votos a favor e 3 abstenções e os outras duas aprovadas por unanimidade. Na lei que trata sobre a COSIP foi incorporada uma emenda feita pelo Vereador Domingos Macêdo (PP) que isenta os donos de terrenos tanto na zona urbana quanto na zona rural de pagarem o a contribuição. A emenda foi aprovada por unanimidade.

O Vereador Cleidison Rocha (PSB), solicitou a Secretária da Câmara que as próximas seções os vereadores sejam avisados por Ofício com anterioridade, para que estes possam estar presentes sem nenhum problema. Ele falou também sobre a criação das comissões da câmara para que os projetos de lei sejam apreciados com bastante tempo levando a sua discussão e aprovação em plenário.

O Vereador Lianaldo Luz Leão, o Naldo, do PSB falou sobre a importância da aprovação dos projetos de lei que foram colocados em votação e como eles iriam beneficiar a população de forma direta.

Segundo o Presidente da Câmara Luzimar Barros, Bá como é conhecido, os 3 projetos foram apreciados pelos vereadores sendo aprovados sem dificuldades.

Luzimar falou ainda que, sobre a solicitação do Vereador Cleidison Rocha quanto ao aviso prévio das seções e a criação das comissões, que já está resolvido onde a secretaria da casa enviará ofício a cada vereador com 72hrs de antecedência avisando sobre a seção e que a criação das comissões será realizada tão logo quanto o recesso acabar retornando os trabalhos no dia 04 de março.

“Todos os vereadores terão seus pedidos atendidos, pois, é necessária a união entre nós que compomos o poder legislativo e assim poderemos trabalhar mais forte para o povo de Bocaina. Eu não estou aqui como presidente, mas, sim como vereador e amigo de cada um que compõe esta casa e, portanto, me empenharei ao máximo junto com eles”, falou.

Dra. Fátima Sá, também falou sobre a seção que acompanhou atentamente e viu os primeiros projetos de lei do Prefeito serem aprovados quase com unanimidade.

“Foi uma seção muito tranquila, com os nove vereadores comprometidos e afinados entre si visando trabalhar para o município de Bocaina, onde debateram os projetos e percebem que o novo gestor do município está com vontade de trabalhar mostrando transparência na sua gestão”, disse.

Veja os Projetos de Lei:

https://docs.com/user209629/7646/projeto-de-lei-municipal-no-001-de-02-de-janeiro

https://docs.com/user209629/1211/projeto-de-lei-municipal-no-002-de-03-de-janeiro

https://docs.com/user209629/1070/projeto-de-lei-municipal-no-003-de-03-de-janeiro

Facebook