Por Jailson Dias
O jornalista Denilson Pereira venceu na categoria radiojornalismo no Prêmio Piauí de Reportagem. A premiação que é uma continuação do Prêmio Carlos Castello Branco destaca os melhores trabalhos jornalísticos nas categorias de rádio, TV, internet e impresso e é a mais alta celebração do jornalismo piauiense.
A organização tem assinatura da Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí, sob a batuta do jornalista Fenelon Rocha. O objetivo é reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação que possibilitam a promoção de temas relacionados ao contexto histórico, cultural, social e econômico do Estado do Piauí.
A comissão julgadora foi formada pela jornalista Nildene Mineiro, o mestre em Comunicação Social, professor de Jornalismo e fotógrafo Orlando Berti, e o colunista Claudio Barros. “Os jurados são altamente qualificados, pessoas reconhecidas pelo mercado e com posição de relevância na Academia”, disse o coordenador estadual de Comunicação, Fenelon Rocha, que destacou ainda a importância do Prêmio.
Duas temáticas poderiam ser desenvolvidas. “As faces da piauiensidade”, onde se destacaria experiências individuais ou coletivas de realizações diferenciadas que projetam o Estado e os piauienses.
No segundo tema: “Os novos caminhos do desenvolvimento” que buscou apontar a trajetória trilhada pelo Piauí no estabelecimento de novos horizontes no campo da economia e do desenvolvimento, bem como a exploração dos principais potencias do Estado.
O jornalista Denilson Pereirah abordou o trabalho “Grupo Cultural Adimó: A dança e o esporte no combate ao racismo”, no qual mais de 350 crianças e adolescentes aprendem por meio da dança e esporte a valorizar o ser humano e combater o racismo, bem como afastá-las do ócio e criminalidade.
“Fiquei surpreso com a premiação e é com muito orgulho que represento o interior do estado, pois segundo o próprio Fenelon, coordenador de comunicação do estado, a minha participação foi decisiva na competição e mostrou o potencial jornalístico do Piauí”, disse Pereirah.
Ao todo, foram premiadas oito reportagens ou séries de reportagens, divididas nas duas temáticas e nas categorias TV, impresso, internet e rádio, além de Fotografia e Trabalho de Humor, e o grande prêmio, para a melhor produção entre toda.
CATEGORIA 1 – As faces da piauiensidade
Impresso: Caroline Oliveira - “Os mortos recontam a história do Piauí” – Revista Cidade Verde
TV: Indira Gomes - “Piripiri, a capital do Mundo” – TV Cidade Verde
Rádio: Denilson Avelino – “Grupo Cultural Adimó: A dança e o esporte no combate ao racismo” - Sistema de Comunicação de Picos
Internet: Sávia Barreto e Juarez Oliveira – série “Faces do Piauí” - Portal Meio Norte
CATEGORIA 2 – Novos Caminhos do Desenvolvimento:
Impresso: Katiúscia Alves - “A Educação como ferramenta de transformação social” - Jornal Diário do Povo
TV: Elivaldo Barbosa - “Chegou a hora do campo” - TV Cidade Verde
Rádio: Tony Rodrigues – série “Rio Parnaíba – uma estrada para o desenvolvimento” – Teresina FM
Internet: Emanuel Vital de Sousa – “Escola em Tempo Integral: uma alternativa a educação do Piauí” - Portal Meio Norte
Prêmio Especial – Fotografia e Humor
Melhor Fotografia
Thiago Amaral – Na matéria “Roteiro da Semana Santa” - Revista Cidade Verde
Melhor Trabalho de Humor
Izânio – Portal AZ
GRANDE PRÊMIO
Francisco Lima – “Caminhos da Reportagem: Delta do Parnaíba” - TV Antares
Fonte: Governo Piauí