O Ministério da Educação anunciou, nesta sexta-feira (24), a adoção da modalidade de doutorado profissional, no sistema nacional de educação, no âmbito da pós-graduação stricto sensu.
Até então, no Brasil, só existia a modalidade de mestrado profissional, que teve início na década de 1990 e, atualmente, conta com 718 cursos em funcionamento. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial.
De acordo com o órgão, a medida visa qualificar profissionais para atender a demandas sociais, promover o desenvolvimento nacional, a inovação e aumentar a produtividade em organizações públicas e privadas.
Titulação
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) terá o prazo de 180 dias para regulamentar a oferta, avaliação e o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado profissional.
Os títulos de mestres e doutores obtidos nos cursos profissionais avaliados pela Capes, reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologados pelo Ministro de Estado da Educação, terão validade nacional.
(Com informações do Portal Brasil)