Uma pequena concentração de acadêmicos, professores e servidores técnicos acompanhou a vinda do reitor da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior e a série de inaugurações no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, possíveis após a adesão ao programa de expansão, ocorrido em 2006. Dentre as instalações inauguradas no final da tarde desta sexta-feira (04), destaca-se o esperado Restaurante Universitário, um novo auditório com capacidade para 254 pessoas e a Residência Universitária.
Em entrevista o reitor informou que R$ 14 milhões foram investidos na expansão da universidade, totalizando 12 mil m² em ampliação. “O MEC repassou por etapas, 1°, 2°, 3° e 4° etapas, e nós preferimos inaugurar de uma vez, então entregamos todo o projeto pronto para a comunidade acadêmia de Picos e região. Sem contar com outros investimentos, equipamentos, temos aqui R$ 14 milhões”, explicou.
Antes da solenidade no novo auditório, o reitor, junto a diretora do Campus, Profa. Dr. Hercília Maria Lins Roulim Santos e o prefeito de Picos, Gil Paraibano (PMDB), descerraram as placas em alguns dos novos prédios recentemente construídos. O reitor também andou por algumas das novas instalações. “Todas as nossas salas de aula todas tem ar condicionado e data show”, declarou o reitor e lembrou que a UFPI é a única universidade federal do país que não possui obras paralisadas.
Andando pela residência universitária o reitor citou mais um dado, a UFPI é a única universidade brasileira com uma residência universitária em todos os campi. A residência universitária de Picos poderá alojar até 96 acadêmicos, possuindo 16 apartamentos que podem abrigar quatro estudantes cada um.
A residência é mista, as estudantes ficarão abrigadas no primeiro andar, e os meninos no térreo, havendo reguladores para administrar o prédio. Os dois critérios principais para ter o direito de habitar o novo prédio, são: residir em outro município e pertencer a uma família em vulnerabilidade social, com renda de até três salários mínimos.
Já no auditório, a diretora do Campus de Picos fez uma breve explanação sobre o crescimento da universidade nos últimos cinco anos, com o oferecimento de sete novos cursos, as etapas de desenvolvimento, urbanização e evolução do quadro de funcionários da IES, que hoje conta com 147 professores, dos quais 22 doutores, 76 mestres e 26 especialistas, além dos substitutos. Hoje a UFPI de Picos têm em seu quadro discente, 2844 acadêmicos matriculados nos cursos de graduação.
O reitor Luiz Júnior, por sua vez, exibiu imagens de todos os campi da UFPI no Estado, falando sobre a aprovação dos projetos, além do crescimento no número de cursos ofertados, um total de 91 graduações, 11 cursos EAD (Educação a Distância), 29 mestrados e 5 doutorados. O reitor teve de dividir a sua atenção com uma pequena manifestação que se formou ao fundo do auditório onde acadêmicos exibiam cartazes pedindo a contratação de mais professores.
As solenidades de inauguração tiveram fim com o descerramento da placa do esperado Restaurante Universitário, com 192 lugares e capacidade para oferecer três mil refeições em um dia.
Fonte: Riachaonet
Foto: Jailson Dias