O governo do Piauí, através da Secretaria de Educação, ampliou em 30 o número de escolas de tempo integral no Estado em 2017. Antes já funcionavam 44 escolas e agora já existem 74, no total, distribuídas em 34 municípios.
A secretaria de Educação, Rejane Dias, informou que mais de 12 mil matrículas foram abertas com a instalação das novas escolas e que está comprovado que o funcionamento em tempo integral melhora os índices da educação no Estado.
"As escolas de tempo integral têm sido a "menina dos olhos" da Secretaria, e está comprovado, é fato, que elas melhoram os indicadores da educação, porque os alunos passam mais tempo aprendendo", destacou.
Ela lembrou que os alunos também ficam mais tempo em atividades extra-curriculares, como no laboratório de robótica - que é uma novidade dos novos centros instalados este ano - laboratório de informática e educação física, por exemplo.
Rejane Dias diz que a meta do governo é que 50% da Rede de ensino no Estado seja composta por escolas de tempo integral.
Desde 2009, existe o Programa de Expansão dos Centros Estaduais de Tempo Integral no Piauí, e agora com os repasses financeiros do governo federal, através do projeto de fomento aos centros integrais de ensino, as escolas estão podendo ser implantadas.
Os recursos para a instalação e funcionamento dos centros são assegurados pelo governo do Estado e do federal. de acordo com a coordenadora dos centros estaduais integrais do Piauí, Marcelis Pessoa.
Algumas cidades onde os Centros se encontram são Buriti dos Lopes, Luis Correia, Parnaíba, Esperantina, Luzilândia, Piracuruca, Piripiri, Campo Maior, além da capital.