Está tudo pronto para a IV Semana de História da UFPI – Campus Senador Helvídio
Nunes de Barros de Picos, que terá por tema geral: “Teorias da História”. O evento começa nesta segunda-feira (07) com uma palestra do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior-UFRN, com o tema: “Nem mulher velha, nem indivíduo doente: a defesa da saudade feita por Gilberto Freyre no contexto dos anos sessenta do Século XX”. O credenciamento será realizado entre as 14h e 18h no Hall de Entrada do Auditório do Campus.
A programação com palestras, mini-cursos, grupos de trabalho, apresentações culturais, lançamento de livros e atividades esportivas se estende até a Póxima sexta-feira (11).
Ao longo de todas as noites serão oferecidas palestras ministradas pelos conferencistas: Prof. Dr. Alcides dos Santos Nascimento – UFPI; Profª Dra. Shara Jane Costa Holanda Hadad – UFPI; Profa. Dra. Rosângela Patriota – UFU. Atividades culturais também fazem parte da programação, com a Banda Dr. Mundo e o Grupo Arte e Vida Atrevida.
Concomitantemente às palestras e mini-cursos, também está sendo realizado um campeonato envolvendo todas as turmas do curso de História, uma das diversas formas de integrar os estudantes. As atividades envolvem modalidades diversas disputadas no BNB Clube.
Por ser um evento consolidado no calendário cultural da região de Picos, diversos pesquisadores apresentam as suas produções científicas, artigos científicos, monografias, além do esperado lançamento de livros.
Dentre os mini-curos podem ser citados: “História, memória e cultura negra”; “História, Gênero e sexualidade”; “Ludo terapia pelo Xadrez”; “A cultura brasileira em debate”; “Vida, memória e identidade”, dentre muitos outros. Ainda serão oferecidos pelo menos cinco grupos de trabalho.
A IV SEMHIPI é organizada por acadêmicos e professores, e nessa edição “tem como objetivo a promoção de um espaço de discussão sobre temática da relação das Teorias, Fontes, Metodologias na formação dos pesquisadores”.
Maos informações sobre a programação: http://www.semhipi.com.br/programacao/
Fonte: Ascom