Matéria / Educacao

Parceria entre Seduc e Fundação Lemann inicia com curso

De acordo com Guilherme Barros, coordenador da Fundação, este será um dia de formação presencial com Gerentes Regionais de Educação e gestores das 100 escolas do Ensino Fundamental que fizeram adesão ao programa.

20/05/2017 | Edivan Araujo
Secretária Rejane Dias / Foto: Joely Rocha

Por por Joely Rocha

Iniciou nesta quarta-feira (17) a primeira fase do Programa Gestão para Aprendizagem com o Curso para Gestores, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação Lemann, Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos.

Cinquenta escolas da capital estão sendo atendidas pelo programa e as outras cinquenta foram distribuídas para o restante do Estado. Para Carlos Alberto Pereira, Superintendente de Ensino da Seduc, o evento caracteriza o inicio do pacto que a Seduc fez com a Fundação Lemann para qualificar ainda mais o Ensino Fundamental do ponto de vista da gestão.

De acordo com Guilherme Barros, coordenador da Fundação, este será um dia de formação presencial com Gerentes Regionais de Educação e gestores das 100 escolas do Ensino Fundamental que fizeram adesão ao programa. "Elas começarão o trabalho refletindo sobre a gestão estratégica de sua escola, para então começar a fazer um diagnóstico, entendendo quais são as fortalezas, as necessidades de melhoria e de desafios que sua escola tem. Depois vão compor uma equipe estratégica, para que, por meio da gestão democrática, sejam capazes de desenhar um plano de ação para a melhoria da aprendizagem de seus alunos", explica.

O coordenador afirma que o trabalho consiste tanto em uma assessoria pedagógica, para que a equipe da Seduc consiga pensar políticas articuladas com o dia a dia da sala de aula, quanto também com a formação dos gestores, para que, de fato, os professores possam ter condições para desempenharem um bom trabalho por meio da gestão escolar.


 

As atividades serão realizadas em torno de dois meses, com atividades tanto presenciais quanto em plataforma EAD (Educação à Distância), oferecida pela Fundação. "Ao todo, as atividades acontecerão em um ano e meio e, durante o primeiro semestre, os gestores se apropriarão da gestão estratégica, olhando para os resultados de aprendizagem das suas escolas, pensando na formação dos professores e, a partir disso, decidirão qual será sua prioridade para, ao longo de um ano, implementar um plano de ação para sua escola", esclarece Guilherme.

Para Tarcísio Pires, gestor da 4ª GRE, "este é um momento ímpar na história da educação do Piauí. Hoje nosso Estado tem uma parceria forte na modalidade Ensino Médio com o Jovem de Futuro, por meio do Instituto Unibanco e, hoje, ficamos muito gratos com esse presente que a secretária Rejane Dias nos deu, que é a parceria com uma fundação renomada, que vai trabalhar a gestão voltada para aprendizagem dos nossos alunos do Ensino Fundamental e que, com certeza nos ajudará a melhorar nossos resultados", ressalta.

"Percebemos a necessidade de nos voltarmos para o Ensino Fundamental e, por isso, tenho certeza que será uma parceria de muito sucesso, assim como está sendo com o Instituto Unibanco, que já atua nas escolas da rede pública ajudando a melhorar os indicadores no Ensino Médio, por meio da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. Estamos trabalhando para colocar, ainda mais, o Piauí no topo da educação do Brasil", garante a secretária da Educação, Rejane Dias.

 

Fonte:Seduc

Facebook