Por Elza Muniz
Com foco na melhoria dos resultados do IDEB, bem como na qualidade do serviço prestado na rede estadual de educação no Ensino Fundamental, a equipe da Seduc em parceria com a Fundação Lemann realizou nesta quinta-feira (01), no Centro de Formação Antonino Freire, um dia de formação com os diretores e coordenadores pedagógicos da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) e representantes das demais gerências do Estado.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, durante abertura do evento, explicou que o pacto nasceu da necessidade de aglutinar as diversas ações desenvolvidas na Seduc com o objetivo de atingir a meta do IDEB. "Que essa experiência exitosa da Fundação Lemann possa ser compartilhada melhorando os indicadores educacionais no Ensino Fundamental no Piauí. Esse pacto só será viável se todos os envolvidos derem as mãos", pontuou a secretária.
O superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, frisou que o foco desse programa é o Ensino Fundamental, pois o Projeto Jovem do Futuro, desenvolvido em uma parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, já foca no Ensino Médio. "A idéia é que possamos nos unir enquanto rede e materializar uma proposta que melhore os indicadores do IDEB", explicou Ellen Gera.
Segundo o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, a proposta do Pacto pela Aprendizagem parte de uma visão global da educação em que a proposta é usar a avaliação para corrigir os rumos da educação no Estado. Nessa missão é preciso que cada profissional assuma sua parcela de responsabilidade nesse projeto maior. "Nossa missão é melhorar a qualidade do serviço tendo como resultado a aprendizagem do aluno e a construção de um cidadão melhor", disse.
De acordo com Ralph Gomes Alves, da Fundação Lemann, o Pacto pela Aprendizagem consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo. "O Pacto trabalha com a perspectiva de mudar o cenário da educação. Nesse momento o trabalho que está sendo desenvolvido é no sentido de ajudar essa equipe a pensar estratégias para melhorar os resultados da educação a partir dos problemas detectados. A proposta é levar as equipes a refletir sobre sua realidade propor intervenções. Nesse momento o foco do trabalho é voltado para a proficiência em Português e Matemática", explicou o consultor da Fundação Lemann.
Na ocasião a diretora geral do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, destacou a importância das ações de formação docente desenvolvidas pelo Centro, destacando, a importância do projeto "Chão da Escola" para monitoramento dos indicadores de avaliação como IDEB. "Além do Chão da Escola que cobre todo Estado, também vamos iniciar neste mês o projeto Valorização da Vida que inicia pela 4ª Gerência Regional de Educação", em Teresina, concluiu.
Fonte: Seduc