O governador Wilson Martins disse, na tarde desta quarta-feira (9), ao recepcionar o ministro Fernando Haddad em Teresina, que está negociando seis pontos que considera importantes com o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Entre eles está a criação do curso de medicina nos campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI) das cidades de Picos, na região Sul, e de Parnaíba, na região Norte. O ministro confirmou a instalação das graduações nas duas cidades piauienses.
Também estão sendo negociados, segundo o governador, projetos de ampliação do número de escolas de tempo integral, mediação tecnológia, avaliação estadual do ensino, construção de mais escolas modelo e parceria para melhorar o transporte escolar no estado.Ministro da Educação.
A reivindicação do Governo do Piauí é de que a UFPI abra mais cem vagas no curso de medicina, divididas igualmente entre as cidades de Picos e Parnaíba. O governador justifica que assim ficará mais fácil a contratação de médicos para trabalhar no interior do estado.
Wilson Martins lembrou que em dezembro de 2010 o Piauí possuía apenas 19 escolas de tempo integral e hoje tem 181. A proposta encaminhada ao ministério é para a implantação de mais 150 durante o próximo ano, beneficiando pequenos municípios.
Na área de mediação tecnológica, a meta do governador é colocar 300 escolas piauienses oferecendo cursos tecnológicos interligadas por satélite até o final de 2012. “Queremos atender os alunos num segundo turno. Quem faz o ensino médio no turno da manhã, por exemplo, pode fazer um curso técnico à tarde”, explica ele.
Ele também defende a instituição da avaliação estadual do ensino, como forma de garantir mais qualidade. Pelo projeto, a avaliação nos anos ímpares ficaria a cargo do próprio estado e nos pares sob a responsabilidade do MEC. “Além disso, estamos tratando da construção de novas escolas modelo em pequenos municípios e de melhorar o transporte escolar, que é um grande gargalo no Piauí”, concluiu o governador.
Fonte:Governo do Piauí