Por João Paulo Leal
A cidade de Vera Mendes foi contemplada pelo Programa Academia da Saúde, do Governo Federal e ganhará uma academia para práticas de atividades físicas voltadas principalmente para os idosos do município. Além de Vera Mendes, mais 63 cidades do Piauí ganharão esse benefício do Ministério da Saúde.
O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada no último dia 03,em Brasília. O ProgramaAcademia da Saúde estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer.
Durante o anúncio Padilha ressaltou que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.
De acordo com a secretária de Saúde de Vera Mendes, enfermeira Adilma Ferreira, as atividades devem estar ligadas aos serviços de atenção básica. “Essa academia tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuir os índices de mortes por doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, pois estaremos realizando atividades que previnem essas doenças e prorrogam a vida das pessoas, minimizando também as seqüelas” – destacou.