Pela redução dos acidentes no trânsito.
Nessa sexta-feira (18), pela manhã, a cidade de Picos mobiliza-se com a campanha “Pare, Pense e Mude” adotada no Brasil através do “Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes no Trânsito”. O movimento é realizado em Picos pelo Posto Dois Amores em parceria com o Ministério Público Federal.
O Ministério Público Estadual (MPE) já desenvolveu algumas ações educativas em Picos durante toda a semana, através da campanha: “O Ministério Público Pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida”. Aconteceram mobilizações nas escolas para conscientizar os jovens quanto ao crescente número de acidentes envolvendo veículos e bebidas alcoólicas.
A campanha “Pare, Pense e Mude” vai reforçar as ações que o MPE começou a aplicar em Picos. Serão realizadas blitzes educativas em pontos estratégicos com apoio da equipe do Posto Dois Amores e Polícia Rodoviária Federal.
Segundo dados do DETRAN, a cidade de Picos tem a terceira maior frota de veículos (33.299) no estado e ocupa o segundo lugar nas estatísticas de acidentes, o primeiro lugar fica para a capital Teresina. Em estudos feitos pelo Diário de Pernambuco, a cidade de Picos ocupa o 12º lugar no Nordeste em números de óbitos envolvendo motocicletas, com 16 mortes em 2006, 19 mortes em 2007, 29 mortes em 2008, e 30 mortes em 2009.
A campanha “Pare, Pense e Mude” faz parte do movimento PARADA (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito) que tem o objetivo de conscientizar cidadãos sobre a necessidade de mudar o comportamento no trânsito. A iniciativa do Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estimula a mudança de atitude para evitar acidentes, brigas, mortes e muito sofrimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil aparece em 5º lugar entre os países recordistas em acidentes de trânsito.
O movimento “Pare, Pense e Mude” em Picos firma parceria com o SEST SENAT, Secretaria Municipal de Saúde, SAMU, Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar. Segundo o gerente geral do Posto Dois Amores, Daniel Freitas, “essa campanha não pode acabar, a conscientização deve permanecer por um prazo maior, por isso resolvemos trazer esse projeto e convidar a população para perpetuarmos essa iniciativa”.
RC: Assessoria de Comunicação