Matéria / Educacao

Cerca de seis mil estudantes viram a noite em maratona de revisão para o Enem

O “Corujão da vitória” começou às 20h de quarta-feira (1º) e encerrou às 6h desta quinta-feira (2).

02/11/2017 | Edivan Araujo
Cerca de seis mil estudantes viram a noite em revisão geral para o Enem. / Foto: Lucas Marreiros/G1

Cerca de seis mil estudantes viraram a noite desta quarta-feira (1º) para quinta-feira (2) em uma revisão geral para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira prova ocorrerá no próximo domingo (5). O “Corujão da vitória”, como é chamado o evento, é promovido pela Secretaria de Educação do Piauí. Além de professores especialistas, os alunos têm acesso a música e atividades recreativas para garantir animação até as 6h, quando acaba a revisão.

O corujão teve início por volta das 20h, em uma casa de shows na Zona Leste de Teresina. A noite começou com música, para depois alternar entre as aulas e as demais atividades. A adolescente de 17 anos, Renata Rodrigues, participou das edições anteriores do evento e está animada para a última.

“A prova está chegando e fico mais confiante participando do Corujão. Aqui eu sei que vou ver as últimas dicas importantes para fazer uma boa prova e conseguir uma boa pontuação”, afirmou a estudante, que pretende ingressar no curso de letras em uma universidade pública.

Cerca de seis mil estudantes viram a noite em revisão geral para o Enem (Foto: Lucas Marreiros/G1)

Depois de 36 anos sem estudar, Francisco de Assis Silva, de 64 anos, decidiu fazer o Enem e também acho melhor participar da revisão para reforçar seus conhecimentos. “Desde que eu era criança eu sonhava cursar direito. Parei no tempo, não fiz nada e agora resolvi fazer e para isso venho participando das revisões”, contou.

O idoso disse que além do sonho tem outra motivação. “Meus filhos terminaram o ensino médio e não querem fazer o superior e eu quero mostrar para eles, que ainda são novos, que eles estão perdendo tempo. Que ainda tem espaço para todo mundo”, explicou Francisco.A professora de filosofia e sociologia Fabíola Lemos preparou a última aula focada em pontos específicos que serão abordados na prova. “Para essa revisão preparei algo mais técnico, conceitual. Conteúdo fundamental que todo ano vem no Enem. Conforme a gente trabalha isso, a gente prepara eles não só para as questões, como também para a redação”, informou.

Francisco de Assis Silva voltou a estudar depois de 36 anos (Foto: Lucas Marreiros/G1)

A professora de filosofia e sociologia Fabíola Lemos preparou a última aula focada em pontos específicos que serão abordados na prova. “Para essa revisão preparei algo mais técnico, conceitual. Conteúdo fundamental que todo ano vem no Enem. Conforme a gente trabalha isso, a gente prepara eles não só para as questões, como também para a redação”, informou.

Conforme a coordenadora do Pré-Enem, Hildalene Pinheiro, a revisão vai além do conteúdo para o exame. “Nossa expectativa é deixar o aluno preparado, com as emoções estabilizadas e pronto para encarar o Enem sem nervosismo e com muito conhecimento”, ressaltou.

A primeira prova do Enem será composta pelas disciplinas da área de ciências humanas, de português e da redação. A duração do exame será de cinco horas e meia. Os portões serão abertos às 12h do horário de Brasília e fecharão às 13h.

Os candidatos de estados que estão com horário diferente do da capital federal devem ficar atentos a isso. Onde não há horário de verão, por exemplo, os portões abrirão às 11h. Mais de 6,7 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o exame e tentar uma vaga no ensino superior.

Fonte: G1 Piauí

Facebook