Matéria / Cidades

Em audiência pública, população opta por construção e ampliação de postos de saúde

24/11/2011 |
/

Audiência PúblicaPor Jailson Dias

Na manhã do domingo (20), líderes políticos e comunitários se reuniram em uma audiência pública na Câmara Municipal para decidir sob a aplicação da “emenda de iniciativa popular”, uma inovação introduzida no orçamento geral da União. Na audiência foi discutido como a população poderia utilizar esses recursos, se na aquisição de um veículo para ampliação da coleta de lixo, ou para a construção e ampliação de Postos de Saúde da Família nos povoados de Engano dos Porém, Camarada e Lagoa dos Marcelinos.

A emenda, uma proposta do relator geral do Orçamento da União, deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP) prevê que municípios com até cinco mil habitantes teriam R$ 300 mil para aplicação em projetos que considerassem de maior urgência.

A proposta e forma como a emenda funcionam foi apresentada pelo prefeito em exercício Ricardo José Gonçalves. Ele citou que aprovação final bem dessa emenda depende do Governo Federal, trabalho a ser coordenado pelo deputado federal Átila Lira (PSB) e pelo senador Wellington Dias (PT). “Eles nos orientaram para que o município não fique de fora”, explicou.

Ao final da explanação o espaço ficou aberto para manifestação dos presentes. A vereadora Maria José de Sousa Moura, e os vereadores Francisco Borges (PSB) – presidente da Câmara Municipal-, Antônio José de Sousa, o Antônio de Duda (PMDB), Francisco Mateus Leal, o Nem de Mateus (PMDB) João Chico (PSB) e Antônio de Garantida (PMDB), além de líderes comunitários. O debate ficou em torno de qual medida seria mais emergência para o município.

Participando da audiência e atento ao debate, o prefeito licenciado Valdenilson Dias Borges informou que a Prefeitura Municipal deverá adquirir um veículo próprio para a coleta de lixo, somado-se o plano de uma campanha mais bem elaborada para esse serviço, a maioria optou pela ampliação e construção de Postos de Saúde da Família como uma medida mais urgente para alguns povoados.

 

Fonte: Ascom

Facebook