Centro de referência médica de picos
O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) destinou R$ 30 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) para construção do Centro de Referência Médica de Picos. Cada deputado escolhe uma prioridade dentro da LOA e o parlamentar optou pelo Hospital, que deve beneficiar meio milhão de pessoas de 60 cidades dentro Território do Vale do Rio Guaribas e outros.
O Centro de Referência Médica de Picos, que deve realizar atendimento em média e alta complexidade, foi projetado e teve suas obras iniciadas na gestão de Assis Carvalho na Secretaria de Estado da Saúde. “Esta é uma obra muito importante para a região de Picos, que atende uma demanda crescente na área da saúde. O Hospital vai oferecer mais serviços através do SUS, com mais qualidade, além de um atendimento mais humanizado”, disse Assis Carvalho.
A obra está orçada em R$ 30 milhões, o mesmo valor da emenda apresentada pelo deputado, mas já foi iniciada com recursos da contrapartida do Governo do Estado. A Prefeitura de Picos contribuiu com a doação do terreno.
O Hospital que terá a seguinte estrutura:
- 260 leitos de enfermaria;
- 24 leitos de UTI, sendo 8 leitos de UTI Pediátrica, 6 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de UTI adulto;
- 4 salas de parto normal;
- Central de processamento de resíduos;
- Auditório com 150 lugares;
- Refeitório;
- Biblioteca;
- Estrutura de hospital escola
O deputado Assis Carvalho também destinou recursos de emendas para o Centro Materno Infantil a ser construído em Teresina. E conseguiu incluir no PPA (Plano Plurianual) a Integração das bacias hidrográficas a fim de levar água para as regiões semiáridas.
Fonte: Gp1