Matéria / Educacao

Abertas as inscrições para a Olimpíada de Astronomia

Em 2017, cerca de 40 mil medalhas foram distribuídas. Foram, no total, 665.131 participantes no Brasil. No Piauí, 395 escolas estão cadastradas.

16/02/2018 | Edivan Araujo
Imagem:Reprodução / Foto: Seduc

Por Hélder Rocha

As inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foram abertas semana passada e vão até o dia 18 de março. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e particulares, podem participar realizando cadastro pelo site: www.oba.org.br.

No dia 18 de maio, ocorrerá a única fase da competição. Os candidatos farão uma prova de dez questões, composta de sete de astronomia e três de astronáutica, focadas principalmente no raciocínio lógico. Na mesma data deve acontecer também o lançamento do foguete pelas escolas que participam da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Em 2017, cerca de 40 mil medalhas foram distribuídas. Foram, no total, 665.131 participantes no Brasil. No Piauí, 395 escolas estão cadastradas.

O Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Helvídio Nunes, de Teresina, foi uma das medalhistas em 2017 e a única do Piauí a participar da XIV Jornada de Foguetes, que aconteceu no Rio de Janeiro.

O professor de física do CETI, Miguel Henrique, relata que o objetivo é aproximar o aluno da ciência, que não é um bicho-papão. "Pretendemos uma boa colocação neste ano. Através da olimpíada, alunos de nossa escola tiveram acesso a palestras de pessoas renomadas, como o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Além da troca de experiências com alunos de todo o Brasil. Com o início das aulas, marcado para dia 19 de fevereiro, iniciaremos também a preparação para a OBA e a MOBFOG", completa.

 

Os melhores classificados na OBA desse ano representarão o país nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2019. Também poderão concorrer a vagas nas jornadas espaciais e palestras de especialistas em São José dos Campos (SP).

Material de estudo

Os candidatos podem se preparar para a prova pelo aplicativo ?Simulado OBA?, disponível para celulares, tablets e computadores. No site da olimpíada, há vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores.

 

Fonte: Seduc

Facebook