Por Maria Moura
O 4º BPM de Picos promove nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes de instituições públicas e sociedade civil organizada para criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública da Cidade de Picos (CONSEG).
A previsão é de que o programa de policiamento comunitário da Polícia Militar do Piauí, Ronda Cidadão, comece a atuar efetivamente em Picos a partir de janeiro de 2012. Os primeiros passos para sua chegada já estão sendo dados.
A reunião marcada para esta quarta-feira reunirá além dos representantes da sociedade civil organizada, membros de instituições públicas federais, estaduais e municipais. A presença dos líderes comunitários será de fundamental importância para que a realidade de cada parte da cidade seja exposta e avaliada de forma particular.
“Esses líderes trarão os seus anseios e as necessidades observadas em cada bairro. Esse é o primeiro passo para que a gente possa implantar o programa Ronda Cidadão na cidade de Picos”, informa o tenente Raphael, do 4º BPM.
O Ronda Cidadão é um projeto de policiamento comunitário criado em meados de 2010, beneficiando inicialmente Teresina, o programa agora começa a ser expandido para o interior do Estado. A reunião acontece a partir das 16h, no auditório da Associação Comercial de Picos.
Fonte: Riachaonet