Matéria / Cidades

Confraternizacao dos programas sociais em Santana do Piaui reune centenas de pessoas

29/11/2011 |
/

O Ginásio Polieportivo Municipal Chiquinho Borges ficou lotado na noite da quinta-feira (24). Centenas de santanenses acompanharam a “III Confraternização Integracional dos Programas Sociais” que abrande as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e o Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS ao longo do ano. A confraternização é uma forma de mostrar a população santanense o trabalho desenvolvido e conta com a participação direta dos beneficiados.


Pelo menos 11 apresentações marcaram a noite da quinta-feira. A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Maria José Dias Leal Borges abriu o evento falando sobre a realização do trabalho e as pessoas atendidas, além do grande número de programas: Telecentro Comunitário, Centro de Inclusão Digital do Barro, Grupo Viva a Vida, PETI, o conselho municipal social, conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar.


Com um “presépio vivo”, organizado no meio no meio do Ginásio as apresentações dos programas vinculados diretamente ao CRAS, aconteciam, começando pelo Infância Feliz e suas crianças, dando lugar ao Pro Jovem Adolescente com uma dança e uma apresentação. Os alunos desse coletivo se despendem das atividades desenvolvidas no CRAS, que dará início a uma nova turma.


Com um jogral sobre as flores os grupos “Esperança e Vitória e Famílias em Ação” encerraram a participação do CRAS juntamente ao coral de “amigos do CRAS”.


No ritmo de apresentações foi a vez de ex-alunos do Telecentro, inaugurado nesse ano de 2011, prestarem seus depoimentos sobre as aulas ministradas nesse setor. Várias turmas já foram formadas, desde alunos do Projovem, funcionários da prefeitura, comunidade e professores. Um pequeno documentário ilustrou as opiniões. A primeira-dama Maria José ainda realizou a entrega de certificados para os últimos concludentes.

“O Grupo Viva a Vida tem como característica própria o gosto pela dança”, com essa frase os idosos que estão na melhor idade, e participam ativamente as atividades do grupo, dançaram uma valsa, talvez uma das apresentações mais aplaudidas da noite. Em seguida os dois grupos de crianças do PETI da zona urbana e o PETI que atende as comunidades de Barro e Brejinho realizaram as suas coreografias repassando a mensagem de que “é natal, e tempo de reconciliação de Deus e com os irmãos e irmãs”.

As crianças do Coral do PETI, com várias apresentações realizadas em outros municípios, entoaram duas músicas: “Caminho da verdade” e “O Sol nasce para todos”. Os integrantes de órgãos como o Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar saudaram os convidados. Esses órgãos desempenham importantes funções no município com atividade reconhecida.


A noite se encerrou com a exibição das crianças do projeto “Descobrindo Talentos”. Devidamente uniformizados eles simularam o treinamento de futebol de jogadores profissionais ao qual estão acostumados. Ao final a primeira-dama agradeceu a apresentação maciça da população.

 

Fonte: Ascom

Facebook