Criação do Conseg
Foi dado na tarde desta quarta-feira (30) o primeiro passo a implantação do programa Ronda Cidadão na cidade de Picos. Representantes das três esferas do poder público e da sociedade civil se reuniram em assembléia para formar o Conselho Comunitário de Segurança Pública da Cidade de Picos (CONSEG), considerado o pontapé inicial para implantação do programa.
Na oportunidade foram apontadas as condições de funcionamento do Conseg, que deve ser formado por representantes da sociedade civil organizada com o intuito de discutir, analisar, planejar, e acompanhar a solução dos problemas de segurança pública da comunidade. Com a atuação do Conseg, garante o comandante do 4º BPM de Picos, “a sociedade só tem a ganhar”.
O Ronda Cidadão faz parte de uma iniciativa do Governo Estadual que busca combater a criminalidade. Lançado há pouco mais de um ano na cidade de Teresina, o programa agora chega ao interior do Estado.
Na opinião do empresário e presidente da CDL de Picos, Cláudio Galeno, essa é uma forma inteligente de levar segurança e tranqüilidade à população. Galeno acredita que a presença dos policiais na rua inibe a ação dos assaltantes e esclarece que há cerca de quatro meses a instituição que preside já havia solicitado da Secretaria de Segurança do Estado uma audiência pública para tratar do tema no município de Picos, o que acabou não se concretizando.
Para Ricardo Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, a situação da cidade é preocupante. Já o líder comunitário Francisco Cardoso entende que “a situação é preocupante em todo o país, tanto que é difícil até controlar a expansão do crime”.
Veja a lista dos nomes escolhidos para atuação no Conselho Comunitário de Segurança Pública da Cidade de Picos (CONSEG):
Paulo Afonso da Silva – Presidente
Cláudia Mônica de Sousa Dantas – Vice-presidente
Francisco Wellington Gonçalves Dantas – Secretário
Francisca Gertrudes de Sousa Martins (Tachiquinha) – Secretária Adjunta
Francisco Charles Nunes Pimentel – Tesoureiro
Justino João da Silva – Tesoureiro Adjunto
Com a vinda do Conselho terá inicio também o Pelotão Mirim, onde serão trabalhadas crianças e adolescentes em situação de risco.
Fonte: riachaonet