Matéria / Educacao

Gestores participam de Fórum em Rede de Gestores Escolares

De acordo com o professor e gerente Tarcízio Pires, é preciso ampliar as discussões, fortalecer vínculos sociais e potencializar ações através da Rede Intersetorial.

17/06/2018 | Edivan Araujo
Imagem: Reprodução / Foto: Seduc

Por Joely Rocha

Com o tema central "A escola, seu papel e seu espaço social", a 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), por meio do Núcleo Técnico de Apoio Educacional (Nutae), realiza nesta sexta-feira (15) o I Fórum em Rede de Gestores Escolares, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, o Premen Norte. 

O evento, que é voltado para gestores escolares, pais e alunos das escolas pertencentes à gerência, tem como objetivo ampliar conhecimentos dos diretores e coordenadores das escolas, aperfeiçoando o desenvolvimento de práticas pedagógicas e atuação frente às intercorrências vivenciadas neste espaço que também envolve família e sociedade. 

De acordo com o professor e gerente Tarcízio Pires, é preciso ampliar as discussões, fortalecer vínculos sociais e potencializar ações através da Rede Intersetorial. "Diante das problemáticas encontradas nas escolas com relação a comportamento dos alunos, a 4ª gerência viu a necessidade de munir os gestores e professores de algumas informações necessárias para ajudá-los a melhorar e tornar o ambiente escolar cada vez mais inclusivo", explica o gestor.

O Fórum reuniu representantes de instituições como o Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Casa de Zabelê e Centro de Valorização da Vida (CVV) para falar sobre a atuação e localização de cada uma delas.

"A orientação da Secretaria de Estado da Educação é que tenhamos uma escola inclusiva. Aqui o gestor terá o conhecimento sobre a composição da rede que poderá apoiar seu trabalho e seus alunos. É preciso que o gestor saiba identificar e direcionar os casos para a instituição correta", garante Tarcízio Pires.

Para Antônio Francisco Castro, pai de aluno e participante do Conselho Escolhar do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Pequena Rubim o evento é de suma importância para o desenvolvimento de todos que fazem parte da escola. "Acredito que os pais precisam se envolver em todas as realidades da escola e essa é uma iniciativa de grande importância para fortalecer a parceria entre família, escola e gestores e espero que esse Fórum seja compartilhado com as outras escolas do Estado", afirma Antônio.

Enquanto educadora, Socorro Alvarenga, coordenadora pedagógica da escola Tenente Araújo, fala sobre o apoio das instituições. "Muitas vezes nos deparamos com situações que não conseguimos resolver. Aqui no Fórum estamos percebendo que temos sim onde encontrar auxílio para que a criança possa se desenvolver", esclarece. A diretora da escola, Egídia Martins, garante que hoje consegue detectar casos de estudantes com hiperatividade e autismo com a ajuda da Seduc, que atende e encaminha para que sejam tratados.

 

Fonte: Seduc

Facebook