Bocainenses reverenciam a Imaculada Conceição
A comunidade católica de Bocaina participou no período de 28 de novembro a 09 de dezembro dos festejos de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário, que em 2011 comemora os seus 257 anos. Paralelamente aos festejos religiosos aconteceram também várias festas populares, com a participação de bandas e cantores renomados.
O festejo de Bocaina é um dos maiores e mais tradicionais do Estado do Piauí, atraindo ao município fiéis oriundos de várias cidades circunvizinhas, como Picos, Sussuapara, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São José do Piauí, Geminiano, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Itainópolis, dentre outros. Os filhos de Bocaina que residem na capital Teresina ou em outros Estados, também aproveitam a festa para matar a saudade dos parentes e amigos.
Bocainenses reverenciam a Imaculada Conceição
A abertura dos festejos de Nossa Senhora da Conceição aconteceu no dia 28, com uma missa na Paróquia de São José Operário da cidade de Picos e com uma procissão dos fiéis até Bocaina. O novenário foi encerrado no dia 07 e no dia 08, quinta-feira, foi celebrada a missa solene, presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José da Silva, com a participação de vários párocos da região. À tarde, por volta das 16 horas, teve a procissão pelas ruas da cidade. Hoje, dia 09, pela manhã, encerrando os festejos, houve a missa de Nossa Senhora do Rosário.
Dentro da programação festiva, diversas atrações se apresentaram no município, tanto em praça pública quanto em clubes particulares, com destaque para as bandas Muleke Doido, Forró Moral e Cangáia de Luxo e os cantores Paulinho Paixão, Edson Sanfoneiro, França, Edimar Bringeo e Francis Lopes, este último se apresentou no Espaço de Eventos na noite do dia 07, atraindogrande público, numa realização da Prefeitura.
O prefeito de Bocaina e presidente da APPM, Francisco de Macêdo Neto, participou das atividades religiosas a culturais. Ele a primeira-dama, Sória Portela Macêdo, também recepcionaram vários amigos, como os deputados estaduais Kléber Eulálio e Nerinho e ainda prefeitos da região, como José Lopes, de Simplício Mendes.