O programa Mais Alfabetização atende, hoje, um número de aproximadamente 1405 alunos nas escolas municipais de Picos.
O Programa foi criado em fevereiro deste ano e é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.
Ao todo 39 escolas foram contempladas com o programa. Os 36 assistentes, selecionados através de teste seletivo que aconteceu em maio deste ano, auxiliam o professor em sala de aula, dando suporte ao aluno nas diversas áreas do ensino.
Para a Coordenadora Técnica do programa em Picos, Anizete Sales, o programa é um reforço a mais no processo de alfabetização dos alunos. “Na verdade o programa é uma espécie de apoio aos alunos no processo de alfabetização e domínio da leitura, escrita e matemática. Os alunos que têm dificuldade em aprender são acompanhados pelos assistentes afim de serem alfabetizados”. Concluiu a coordenadora.
Essa primeira etapa tem duração de 6 meses. No término a secretaria vai ter condições de analisar os resultados se foram satisfatórios e se atenderam às demandas exigidas pelo programa. A meta é que esses alunos tenham o pleno domínio da leitura, da escrita e de matemática.
O Mais Alfabetização tem como objetivo apoiar e fortalecer as unidades escolares no processo de alfabetização e está fundamentado na LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional cumprindo uma determinação da BNCC, Base Nacional Comum Curricular.
Fonte:Ascom