Matéria / Curiosidades

Segundo estudo: felicidade reduz em 35% riscos de morte prematura

11/12/2011 |
/

Felicidade reduz riscos de morte prematuraUma pesquisada realizada pela Universidade College, em Londres, apontou que ser feliz é o melhor remédio para redução nos riscos de morte prematura, chegando até a 35%.

Para tal resultado, os estudiosos usaram a técnica chamada Ecological Momentary Assessment, que dá uma imagem rápida do que a pessoa está sentindo em tempo real. A experiência utilizou aproximadamente quatro mil pessoas, de 52 a 79 anos.

Na pesquisa, cada participante tinha que destacar seus sentimentos de felicidade ou ansiedade em uma escala quatro vezes ao dia a partir do momento em que eles acordavam. Durante cinco anos os cientistas acompanharam essas pessoas e relataram os números de mortes neste período.

Após levar em consideração idade, sexo, depressão e doenças como câncer ou diabetes, problemas de saúde como fumar, o estudo mostrou que aqueles que se classificaram como mais felizes viviam mais tempo do que os outros.

Andrew Steptoe, autor do estudo, declarou está impressionado com os bons efeitos da felicidade, especialmente em pacientes com doenças crônicas. "A sociedade acredita que é preciso apenas tratamento adequado e dinheiro para sobreviver, mas talvez também seja preciso garantir mecanismos para que as pessoas fiquem mais felizes também", ressalta.


Fonte: com informações da Uol

Facebook