/
A imprensa da capital teve acesso aos vídeos que mostram a estrutura do túnel, cavado por uma quadrilha formada por quatro homens, que pretendiam resgatar um preso na Casa de Custódia, na manhã desta segunda-feira (12). Hoje, o comandante da Polícia Geral Militar, coronel Rubens Martins, disse que há suspeita de que o túnel seria usado para resgatar quadrilha interestadual na Casa de Custódia.
As filmagens mostram que o túnel é bem estruturado, com sistema de ventilação e fiação elétrica em toda sua extensão. No local, ventiladores e lâmpadas presentes na parte superior, além de enxadas, pás, cordas e sacos de plásticos grandes para colocar a terra escavada.
O túnel foi encontrado em uma residência a um quarteirão da Casa de Custódia. A quadrilha teria cavado cerca de 25 metros para resgatar um preso que é avaliado em R$ 5 milhões para o crime organizado.
A ação foi descoberta pelo serviço de Inteligência da Polícia Militar que atua no presídio. O serviço reservado monitora a vizinhança da Casa de Custódia desde fevereiro. Foram presos quatro homens, dentre eles, o paulista Rogério Alves de Oliveira, e os teresinenses Francisco das Chagas Sousa, Marciano José da Conceição e Antônio Nascimento da Silva.
Sinpoljuspi cobra melhorias
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, o sistema penitenciário do Estado está fragilizado e requer melhorias imediatas. "A fragilidade existente no sistema está relacionada à superlotação, especialmente da Casa de Custódia, carência de agentes entre outros. A Secretaria de Justiça precisa adotar providências urgentes", afirma, pedindo que o governo retome as obras paradas há cerca de dois anos.
Vilobaldo enumera melhorias nos presídios para evitar situações como a ocorrida hoje. "É preciso a convocação dos 100 agentes concursados, aquisição de equipamentos de segurança, não desarmar os agentes, reativar o sistema de monitoramento interno, que está há dois anos danificado, e intervir também nas unidades de Altos e Campo Maior", disse.
GPS encontrado deu pistas da quadrilha
O presidente do Sinpoljuspi lembra que foram levantadas informações há quatro meses sobre a existência do túnel, após a descoberta de um GPS dentro da penitenciária. "As vistorias realizadas cotidianamente pelos agentes penitenciários é que tem evitado que outros tipos de ocorrência dessa natureza venham a acontecer", frisa.
Com informações Cidadeverde