Matéria / Concursos

Conselhos de medicina e enfermagem repudiam salários ofertados em concurso

Segundo as entidades, a remuneração está abaixo da média dos valores praticados no mercado. A Prefeitura de Floriano não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria.

13/01/2019 | Edivan Araujo
Secretaria Municipal de Saúde - / Foto: G1/PI

Por Lucas Marreiros, G1 PI

Os conselhos regionais de medicina e enfermagem do Piauí, CRM e Coren, emitiram notas de repúdio em relação à proposta salarial da Prefeitura de Floriano, município localizado ao Sul do estado. De acordo com as entidades representativas das categorias, a remuneração ofertada pelo poder municipal está abaixo da média dos valores praticados no mercado.

Procurada pelo G1, a Prefeitura Municipal de Floriano não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria.

No edital, a prefeitura oferta 11 vagas para médico com remuneração de R$ 1.675,00 com carga horária de 40h semanais; Uma vaga para médico plantonista com remuneração no mesmo valor e uma vaga para médico psiquiatra com o mesmo salário e carga horária de 20h semanais.

O CRM recomendou à categoria que não se submeta ao concurso público devido ao salário ofertado pela prefeitura. O conselho afirmou que um dos princípios fundamentais do código de ética médica é a remuneração justa.

"Nesse sentido, o CRM-PI repudia veementemente os valores oferecidos pela Prefeitura Municipal de Floriano e orienta os médicos que avaliem cuidadosamente as ofertas, buscando manter a qualificação de atividade profissional e a dignidade do trabalho médico", declarou o CRM em nota.

O certame oferta ainda quatro vagas para profissionais da enfermagem com remuneração de R$ 1.605,00 e carga horária de 40h semanais. No edital, existe ainda disponibilidade para preenchimento de duas vagas para enfermeiro especialista em saúde mental. O salário e a carga horária são iguais aos do profissional sem especialidade.

“A profissão de enfermagem tem direito a uma remuneração justa e a condições adequadas de trabalho que garantam ao enfermeiro, a sua valorização no ambiente onde exerce o ofício e na sociedade. Diante disso, o Conselho considera que o valor descrito no referido edital não faz jus à remuneração que deveria ser recebida pelo profissional, diante da complexidade de sua atividade e da responsabilidade atribuída a esses com os usuários dos serviços”, explicou o Coren por meio de nota.

Facebook