A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) informou ao Cidadeverde.com que 23 bolsas de mestrado e doutorado devem ser congeladas no Piauí, após anúncio de novo bloqueio na última terça-feira (04). O órgão - ligado ao Ministério da Educação (MEC) - esclareceu que o bloqueio é necessário em função do contingenciamento de recursos da pasta. Com o congelamento das poucas mais de 20 bolsas, a economia prevista para o Piauí é de R$ 176.200,00.
Esse bloqueio ocorreu em todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal. O estado que mais teve bolsas congeladas foi São Paulo (1.673), seguido do Rio Grande do Sul (725), Rio de Janeiro (684) e Minas Gerais (508). Em todo o país, a economia prevista em 2019, segundo a Capes - a partir dessa ação - é de R$ 37.805.508,44. Ao todo foram congeladas 5.613 bolsas de estudos.
O Estadão Conteúdo divulgou que "no mês passado, a Capes já havia anunciado o corte de 3.500 bolsas - depois da repercussão negativa com a comunidade acadêmica e científica, 1,2 mil foram reabertas em cursos com conceitos 6 e 7. Já na ocasião, Anderson Ribeiro Correa, presidente da Capes, anunciou que um segundo corte poderia ser feito".
O órgão diz que, nessa segunda etapa, serão bloqueadas as bolsas de cursos que foram avaliados consecutivos com nota 3 ou que tiveram redução de nota 4 para 3. "O critério foi estabelecido com o propósito de alinhar a concessão de bolsas no País à avaliação periódica da CAPES, preservando os cursos mais bem avaliados nos últimos 10 anos", diz em nota.
No início deste mês - em entrevista ao Notícia da Manhã, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da instituição do Instituto Federal do Piauí, José Luis Silva, informou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fez o cancelamento sumário de bolsas de iniciação científica destinadas ao IFPI.
"O IFPI destaca que todos os editais vinculados ao CNPq ou a Capes só são lançados após a garantia de serem implementados e assim o fizemos. Lançamos o edital no último mês, fizemos a seleção e entre a seleção e o resultado fomos noticiados com o cancelamento sumário de todas as bolsas [...] não foi dada previsão para o retorno. Inclusive, fomos noticiado do cancelamento sumário das bolsas no momento em que nossos editais já haviam sido lançados e a seleção feita. Pensamos muito a respeito disso e achamos por bem não cancelar de imediato o edital na esperança que, caso se reverta essa situação, nós já tenhamos os projetos para serem implementados", disse José Luís.
Por Carlienne Carpaso
Cidadeverde