Na manha desta quarta-feira (11) o Tenente Coronel Wagner Torres voltou a comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos. A cerimônia que marca a passagem de comando foi interna, apenas com a presença dos Policiais Militares.
Segundo o Tenente Coronel Wagner, a sua volta a Picos se deu através do convite do Governador do Estado, Wilson Martins: “Houve, na verdade, dois convites, um do Vice-Governador do Estado para assumir o batalhão de Parnaíba e, agora recentemente, na última sexta-feira, o Governador nos convidou a voltar a Picos, convite que foi aceito”.
Wagner Torres afirma que volta a Picos com o intuito de manter a ordem no município, contando com o apoio da população picoense, dos representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, advogados, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, bem como, de todo o sistema de segurança.
Questionado sobre o apelo popular, para que ele retornasse ao batalhão local, ele afirma: “O meu retorno a Picos trata-se de uma profecia que recebi de uma irmã evangélica, onde dela disse que eu iria retornar ao comando do 4º BPM e apalavra diz que quando Ele (Deus) promete, Ele cumpre, e isso é um cumprimento. Houve o convite do Governador, mas ele foi o instrumento de Deus”.
Sobre a situação do batalhão picoense, em termos de policiamento, efetivo e viaturas, Torres diz que recebeu relatórios do ex-comandante Major Sousa Filho e que está analisando asinformações. Ele ressaltou que dará continuidade ao combate ao tráfico de drogas e que está confirmada, para a segunda quinzena de fevereiro, a instalação do programa Ronda Cidadão em Picos. Wagner Torres foi comandante do 4º BPM de Picos por sete meses em 2008.
Major Sousa Filho se despede do comando do Batalhão da Polícia Militar de Picos
Após quase um ano à frente do comando do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos (faria um ano no dia 25 de janeiro), o major Sousa Filho faz a entrega do cargo ao Tenente Coronel Wagner Torres.
Em uma avaliação breve, o major afirma que a melhor avaliação só pode ser feita pela comunidade: “eu vejo como uma passagem positiva, a minha estada no comando. Contei com a ajuda dos policiais e da sociedade, através do telefone 190 e dos serviços que foram aperfeiçoados”.
Na próxima segunda-feira (16) o Sousa Filho irá se apresentar ao Comando Geral da Polícia Militar do Piauí, em Teresina, para uma nova missão, estando á disposição da corporação.
Durante o período em que foi comandante do 4º BPM, programas de segurança foram aperfeiçoados ou instalados em Picos: “é o caso da força tática, que teve início comigo em Piripiri e foi utilizado como modelo, tendo sido padronizado em todas as unidades do interior do Estado”, afirma Sousa Filho. O major destaca que o seu maior desafio em Picos foi o combate ao tráfico de drogas.
Marta Soares – Innfinito Assessoria