A articuladora e coordenadora do Processo Formativo ProBNCC de Santana do Piauí, professora Ana Patrícia de Souza Gonçalves, participou nos dias 09 e 10 de março (última segunda e terça) das 8h às 17h, no Centro de Formação dos Servidores, em Teresina, da 4ª Formação do Currículo do Piauí – Macro Módulo IV.
Promovido e articulado pela parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí UNDIME-PI com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), o encontro é destinado a dirigentes municipais, gerentes, coordenadores e articuladores regionais e municipais de Educação. Tem como objetivo implementar o curriculum nas escolas e capacitar os professores para que eles possam aplicar [o curriculum] do Piauí na sala de aula.
Nesta etapa foram trabalhadas temáticas referentes ao Trabalho Colaborativo e Foco em como desenvolver o conhecimento. Na 4ª Formação do Currículo do Piauí foram apresentadas pesquisas; exercícios práticos de trabalho colaborativo aplicados segundo as metodologias ativas, as 10 competências e habilidades da BNCC; debate da compreensão e consolidação do Currículo piauiense e as competências do Mestre do Novo Milênio.
Para a articuladora da BNCC e técnica em Ensino de Santana do Piauí, Ana Patrícia, os educadores participantes aprenderam também sobre cultura marker entre outras fontes do conhecimento. “Neste último macro módulo encerramos o primeiro ciclo do currículo do Piauí e aprendemos sobre a cultura marker, o trabalho com Class room e a Gamificação nas atividades práticas pedagógicas da BNCC. Em maio iniciaremos mais um ciclo de aprendizagem e formação continuada do Currículo do Piauí”, destacou.
Articuladora Ana Patrícia e coordenadora da formação preceptora, Valdenia.
Dentre os fatores trabalhados, foram destacadas as competências do Mestre do Novo Milênio a serem desenvolvidas, que são: contextualizar os conteúdos e articulá-los nas diferentes disciplinas; diversificar as atividades utilizando as novas metodologias, estratégias e materiais de apoio; dominar tecnologia que facilita a aprendizagem dos alunos; acolher e respeitar a adversidade, utilizando-a para enriquecer as aulas; gerir a classe e lidar com o imprevisto; realizar uma autoavaliação periódica, refletindo sobre a própria prática; administrar seu desenvolvimento profissional criando planos de estudo/trabalho; envolver-se nas questões da escola desempenhando outras funções além das tradicionais de salas de aula; estabelecer uma parceria constante com os pais e a comunidade; organizar, analisar e selecionar as informações que recebe diariamente; trabalhar em equipe com outros professores; enfrentar os dilemas éticos da profissão; desenvolver projetos com a turma tendo como ponto de partida a realidade local.
A 4ª Formação do Currículo do Piauí – Macro Módulo IV, promovida e articulada pela parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação do Piauí UNDIME-PI com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), foi ministrada pelo coordenador Estadual do Programa ProBNCC – Consed-Piauí, professor Carlos Alberto, juntamente com os tutores Clayton Ferreira Neves e Raimundo Araujo Costa Sobrinho.
Fonte: Cidadesnanet