A Federação de Futebol do Piauí (FFP) anunciou, no início da noite desta terça-feira (17), a suspensão do Campeonato Piauiense 2020 por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada depois de o prefeito Firmino Filho (PSDB), pela manhã, anunciar veto aos eventos com mais de 50 pessoas em locais fechados na capital e 100 pessoas em espaços abertos, medida adotada para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus.
Cinco dos oito times do torneio tem jogos agendados para Teresina: River, Flamengo, Piauí, Timon (o estádio Miguel Lima, em Timon-MA, não dispõe de laudos que o liberem para partidas oficiais) e Altos (o gramado do estádio Felipe Raulino ficou sem condições ideais de jogo por conta das chuvas das últimas semanas.
O jogo entre River e Parnahyba, que aconteceria sem presença de torcida, nesta quarta-feira (18), está suspenso. O clube do litoral recebeu a confirmação a notícia depois de seguir viagem para Teresina.
Além da decisão da Prefeitura de Teresina, o presidente da FFP, Robert Brown, levou em conta recomendação do Governo do Piauí para suspender ou impedir acesso a torcedores em eventos esportivos, a interrupção de torneios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle da pandemia provocada pelo coronavírus.
No fim da resolução, Brown acrescenta que a suspensão visa "garantir a saúde e o bem-estar de atletas, comissões técnicas, dirigentes, torcedores, imprensa e todos que de alguma forma contribuem para o futebol de nosso estado".
O Campeonato Piauiense é suspenso com 18 partidas pendentes para a conclusão da primeira fase. Não há clubes matematicamente classificados para a final - hoje seriam Altos e Picos - e nem rebaixados para a segunda divisão - Piauí e Timon cairiam para a Série B se o torneio fosse encerado hoje.
Por Fábio Lima (Com informações do Cidadeverde)