JOSÉ MARIA BARROS DO GP1
Através do voto direto e secreto, foram eleitos neste domingo, 15 de janeiro, os cinco novos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Picos e seus respectivos suplentes. A posse está marcada para o próximo dia 24 de janeiro e o mandato é de três anos.
Como o processo de escolha ocorreu através de urnas eletrônicas instaladas nas unidades escolares Marcos Parente e Vidal de Freitas, menos de uma hora após o encerramento da votação o resultado oficial do pleito foi divulgado pela comissão eleitoral, cujo trabalho foi acompanhado pelo promotor Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, titular da 1ª Promotoria da Comarca de Picos.
Ao todo 14 candidatos participaram da disputa, sendo eleitos Josimar Lima da Silva (Dunga), que obteve 471 votos; Maria do Amparo Bezerra (Nina), 410 votos; Evangelina Joana Maria da Cruz (Vanja), 408 votos; Francilda dos Santos Araújo, 275 votos e Valtânia Maria de Moura, 243 votos. Dunga e Francilda já são conselheiros e foram reeleitos para um novo mandato.
Como suplentes foram eleitos os candidatos Verônica Pereira da Silva (Vera), com 222 votos; João Alves Batista Pereira, 182 votos; Adriana Dias de Oliveira Gomes, 178 votos; José Ricardo Veloso, 165 votos e Marcilene Ana Mendes, com 128 votos.
Avaliação
O promotor Marcelo de Jesus avaliou como positivo o processo, que segundo ele, transcorreu dentro da normalidade, com os eleitores comparecendo em grande número para escolher os novos conselheiros tutelares de Picos.
“A participação popular nesta eleição é algo a comemorar. Houve algumas filas em razão do comparecimento dos eleitores e por termos conseguido apenas 15 urnas junto ao Tribunal Regional Eleitoral, mas nada que comprometesse a legitimidade do processo. A própria campanha, apesar do calor da competição, ocorreu dentro do esperado”, comentou.
O representante do Ministério Público fez uma avaliação positiva, lembrando que pela primeira vez em Picos aconteceu uma eleição para o Conselho Tutelar com mais de três mil eleitores votando efetivamente em candidatos.
“Sem computar os votos nulos e brancos tivemos 3.034 eleitores. Na eleição anterior 5 horas da manhã ainda se estava apurando os votos. Agora, antes das 6 horas da tarde já se tinha apurado os votos e se conhecia quem eram os eleitos”, destacou.
Para o promotor, houve uma manifestação popular sem precedentes. Agora, a comunidade espera é que os novos conselheiros tutelares que assumem na próxima terça-feira, 24 de janeiro, possam honrar os votos que receberam, fazendo nestes três anos um trabalho a altura em favor das crianças e dos adolescentes de Picos.
Resultado
1º) lugar - Josimar Lima da Silva (Dunga) - 471 votos.
2º) lugar - Maria do Amparo Bezerra (Nina) - 410 votos.
3º) lugar - Evangelina Joana Maria da Cruz (Vanja) - 408 votos.
4º) lugar - Francilda dos Santos Araújo - 275 votos.
5º) lugar - Valtânia Maria de Moura - 243 votos.
6º) lugar - Verônica Pereira da Silva (Vera) - 222 votos.
7º) lugar - João Batista Alves Pereira - 182 votos.
8º) lugar - Adriana Dias de Oliveira Gomes - 178 votos.
9º) lugar - José Ricardo Veloso - 165 votos.
10º) lugar - Marcilene Ana Mendes - 128 votos.
11º) lugar - Thâmara de Oliveira Leal - 122 votos.
12º) lugar - Ingrid Daiana da Silva - 99 votos.
13º) lugar - Júlia Maria Lopes Ribeiro Santos - 69 votos.
14º) lugar - Vanda Maria de Sá - 62 votos.
Fonte: GP1