Os processos cadastrados no programa Justiça Plena, da Corregedoria Nacional de Justiça, promete dar resolução a casos que estão parados há anos na Justiça. Criado em 2010, o programa pretende acompanhar casos de grande repercussão que estão tramitando na justiça e tenta neutralizar as barreiras para a decisão final. Segundo a corregedora-geral Eliana Calmon a demora na decisão final dos 70 casos cadastrados "compromete a imagem da Justiça no Brasil e no exterior".
Um dos processos mais antigos é o caso Paulipetro, com mais de 30 anos, que envolve o ex-governador de São Paulo Paulo Maluf. O caso Ceci Cunha, referente à chacina que matou a deputada alagoana e seus familiares em 1998, também faz parte do Justiça Plena.
Outros processos emblemáticos que compõem o Justiça Plena deverão ser apurados como o assassinato supostamente cometido pelo ex-deputado e ex-coronel, do Acre, Hildebrando Pascoal(foto), no Piauí. Hildebrando é acusado pela morte de José Hugo, e contou com a ajuda do juiz Osório Marques Bastos que lhe rendeu a expulsão da magistratura piauiense.
O caso teria sido motivado por uma vingança pela morte de Itamar Pascoal, irmão do ex-parlamentar. O processo envolve além da morte de José Hugo, o famoso "massacre da motosserra", onde o mecânico Agilson dos Santos Firmino, o 'Baiano', foi assassinado também por vingança pela morte de Itamar Pascoal.
Em 2009, Pascoal foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado por ter assassinado de maneira brutal o mecânico. Porém o processo que apura a morte de José Hugo continua tramitando no Piauí sem data para ser julgado.
Com informações da Agência Brasil