A construção de casas populares na zona rural do Piauí já é uma realidade. No último fim de semana o diretor geral da ADH, Gilberto Medeiros, participou da assinatura de contratos para a construção de 48 unidades habitacionais no município de Alegrete do Piauí, 48 em Oeiras e 7 em Nazária.
A construção dessas moradias é através do PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural, que beneficia agricultores familiares e trabalhadores rurais que sobrevivem da roça. “O PNHR está mais atuante nos municípios que se planejaram melhor”, explica, o diretor geral da ADH. Na opinião de Gilberto Medeiros, construir casas requer também criatividade na hora de buscar recursos.
De acordo com o técnico da ADH, José William Ferreira, o PNHR atende as famílias de baixa renda da zona rural e garante o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade. “ Estamos trabalhando com a Caixa Econômica Federal a possibilidade de liberar mais recursos através do PNHR para a construção de cisternas nestas casas. As famílias que moram no semiárido do Piauí do Estado terão prioridade”, revela ele.
William Ferreira diz que o critério mais importante para ser contemplado é não possuir casa própria e ser agricultor. “Os beneficiários são atendidos sob a forma coletiva e é vedada a participação de entidades organizadoras que possuam fins lucrativos, restrições cadastrais de qualquer natureza ou que estejam em situação irregular com a Caixa”, conclui.
Cidadeverde